Se tem um assunto polêmico no universo dos carros é o dos veículos 100% autônomos. Alguns dizem que eles vão ser uma realidade dentro de poucos anos, enquanto outros pensam que seja algo simplesmente impossível.
Também é preciso considerar que há níveis diferentes de autonomia, como um piloto automático que conduz o carro apenas na autoestrada ou no trânsito. Enquanto outros podem remeter a veículos que nem têm volante ou pedais.
Por isso, se você quer entender o assunto de uma vez por todas, basta seguir adiante na leitura. Assim você tira suas dúvidas e já pode debater o assunto com os colegas, sem medo de errar. Confira!
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Quais os níveis de autonomia?
Antes de tudo, é preciso explicar que existem várias engenharias automobilísticas fazendo uma verdadeira corrida tecnológica para chegar ao carro 100% autônomo.
Mas, como já era de imaginar, isso vai ocorrer aos poucos, um passo por vez. Na verdade, já está acontecendo, só que em níveis menores, por meio do que se chama tecnologia de assistência ao motorista.
Há um padrão internacional que prevê 6 níveis de automação, segundo a SAE International (Society of Automotive Engineers), ou seja, a Sociedade de Engenheiros Automotivos. São os seguintes níveis:
- Nível 1: a direção depende integralmente do motorista;
- Nível 2: controlador de velocidade e assistente de faixa (exemplos, o Jeep Compass e o Volkswagen Nivus);
- Nível 3: o carro acelera, freia e se mantém nas faixas (exemplos, o Mercedes-Benz Classe E e o SUV Volvo XC40);
- Nível 4: direção autônoma em congestionamento (por enquanto, o mais famoso é o Honda Legend);
- Nível 5: o sistema assumirá todas as funções, exceto no caso de mudanças climáticas abruptas;
- Nível 6: o carro será 100% autônomo, dispensando volante e pedais.
Ou seja, nos níveis 2, 3 e 4 está claro que o motorista tem que permanecer totalmente atento, e pronto para assumir o comando do volante e dos pedais caso surja qualquer imprevisto no meio do caminho.
Ao passo em que no nível 5 ele ainda pode ser solicitado em casos mais extremos. Somente no nível 6 é que podemos falar naquela tecnologia que estamos acostumados a ver em filmes de ficção científica.
Até porque, a conectividade será enorme, inclusive fazendo o carro “conversar” com semáforos, demais equipamentos urbanos e até com outros veículos.
Quando teremos carros autônomos?
Como vimos, carros que aceleram, freiam e se mantêm nas faixas de trânsito com relativa autonomia já existem, inclusive no Brasil.
Já modelos dos demais níveis de autonomia ainda estão em testes, encontrando barreiras que vão além da questão tecnológica. Por exemplo, a legislação, que pode ser consideravelmente diferente em cada país do mundo.
Portanto, ainda não existem veículos 100% autônomos para uso pessoal, somente como teste de itinerários fechados e previstos antes da corrida.
Como a Domino’s, marca de pizza americana que começou a fazer entregas com carros que dispensam totalmente o motorista. É o Nuro R2, uma verdadeira revolução na área.
Ainda assim, há muita crítica quanto à viabilidade da tecnologia ser disseminada para carros de passeio. Mas já existem marcas e montadoras que prometem trazer essa solução também.
Inclusive, as mais imprevisíveis, como a Google (pela Alphabet), que promete o Waymo. Ou a Apple, com o Projeto Titan. Na prática, a Apple quer conquistar essa fatia do mercado porque teria desistido de superar a Tesla com os veículos elétricos.
Também há notícias da startup Cruise, que projetou o modelo Origin, 100% autônomo, sem volante e sem pedais. Ela fez isso em parceria com ninguém menos que a GM, que promete já instalar o sistema até 2023, em modelos como o Cadillac Celestiq.
Considerações finais
O sonho dos carros que dispensam totalmente a necessidade de motoristas ainda tem um futuro um pouco nebuloso, seja por questões tecnológicas ou legais.
Marcas como GM, Volkswagen, Mercedes-Benz e até Apple e Google prometem sair na frente, mas só o tempo dirá como e quando exatamente isso vai acontecer.
O que você acha disso tudo, e que tipo de carro gostaria que pudesse levar até onde você deseja sem nenhum esforço de condução da sua parte? Divide com a gente abaixo, no campo de comentários.