De Henry Ford e Enzo Ferrari ao mais recente Elon Musk, quais os nomes que mudaram o mundo dos carros? Existem muitos e fazer uma única lista chega a ser até injusto, mas nossa ideia aqui é explorar apenas os mais evidentes.
Na verdade, a história nem começa com Henry Ford, como costumamos pensar. Além de que também inclui alguns brasileiros e, claro, várias mulheres, como veremos abaixo.
E aí, ficou curioso para saber mais sobre os visionários e visionárias que mudaram os rumos da indústria automotiva? Então, basta seguir adiante na leitura. Boa viagem!
Com os Karvi Certificados inspecionamos o funcionamento de 280 itens presentes nos carros usados que vendemos através da nossa rede de concessionárias. Além disso, fornecemos ao comprador uma garantia mecânica de um 1 ano. Por isso, adquirir um certificado Karvi é a forma mais segura de comprar um carro seminovo. Confira mais sobre nossa forma de trabalhar e adquira seu modelo com tranquilidade clicando aqui. |
Quem foi o criador do veículo?
Infelizmente, ninguém registrou quais foram os verdadeiros pioneiros dos carros, milhares de anos atrás, quando eles ainda funcionavam com tração animal, como a dos cavalos e bois. Sem eles, nossa história civilizacional seria bem diferente, pode ter certeza.
Ao mesmo tempo, os registros mais antigos já superam e muito a data que imaginamos. A primeira patente é do ano 1678, feita pelo padre Verbiest, que desenvolveu um “veículo terrestre movido a vapor”, a pedido de um imperador chinês.
Há outras datas importantes até chegarmos no século XIX, mas somente nele a propulsão a vapor (a mesma de navios e locomotivas) dá lugar a outros tipos de motores.
Com o surgimento de motores de combustão interna, a história começa a mudar drasticamente. É quando surge o nome de Karl Benz no horizonte (sim, esse Benz é de Mercedes-Benz).
Karl Benz (1844-1929)
Nascido Karl Friedrich Michael Vaillant, ele foi um engenheiro de automóveis da Alemanha. E hoje é reputado como nada menos que o inventor dos automóveis movidos a gasolina.
O que poucos sabem é que sua esposa, Bertha Benz, era sua sócia oficial. Ela foi provavelmente a primeira motorista mulher da história, e ajudou muito na divulgação dos novos veículos.
A patente do primeiro motor de dois tempos movido a gasolina saiu em 1879, com grande contribuição dela. Na lista de patentes de Karl Benz encontramos também o seguinte:
- O carburador;
- As marchas e a embreagem;
- O controle de cruzeiro;
- O radiador à base de água;
- A vela de ignição.
Incrível, não?! Ou seja, embora vivesse em um contexto mais amplo, em que os avanços tecnológicos automotivos começavam a despontar no mundo todo, Karl Benz realmente já era um visionário acima da média.
Henry Ford (1863-1947)
Engenheiro e empreendedor americano, Henry foi o fundador da Ford Motor Company e do processo de industrialização que até hoje é chamado de “fordização”. Trata-se de uma cadeia ou montagem em série cujas divisões de trabalho potencializam e muito a produtividade.
Ford também era bom comunicador, tendo escrito os livros “Minha filosofia de indústria” e o famoso “Minha vida, minha obra”, que é autobiográfico. Além disso, ele registrou mais de 150 patentes.
Com sua linha de montagem ele revolucionou a história automobilística como poucos. Graças a isso, tornou possível fabricar um carro a cada 98 minutos, mantendo o baixo custo do produto e altos salários aos seus funcionários.
O famoso Ford Modelo T, de 1908, trouxe grandes mudanças também. Entre elas:
- O volante no lado esquerdo;
- Motor e câmbio totalmente fechados;
- Suspensão com molas semi elípticas;
- 4 cilindros em bloco sólido.
Além disso, a direção era bastante simples e intuitiva. A manutenção era barata e, a cada ano que passava, o próprio valor do carro ia caindo e se tornando mais acessível.
Enzo Ferrari (1898-1988)
Já vimos que a Mercedes-Benz leva, parcialmente, o nome do dono. Isso também acontece com outros carros de luxo, como a marca fundada por Ettore Bugatti, a marca de Walter Owen Bentley e até a de Lionel Martin (da marca Aston Martin).
Também poderíamos falar do caso de Ferdinand Porsche. Mas se tem um nome que realmente revolucionou o mundo dos carros de luxo e de alto desempenho, foi o de Enzo Ferrari.
Hoje ele dispensa apresentações. A montadora Ferrari foi fundada pessoalmente por Enzo, em 1939. Ele também fundou a Scuderia Ferrari, equipe que corre na Fórmula 1 até hoje.
As inovações dessa marca foram muitas. Nos idos de 1950 e 60, por exemplo, eles produziram alguns carros esportivos e de grã-turismo bem marcantes, com motores de quatro, seis, oito e até mesmo doze cilindros.
Um exemplo é a primeira Ferrari Testa Rossa, assim chamada por conta dos seus cabeçotes vermelhos, parte das cores mais marcantes da Ferrari.
Muitas outras contribuições viriam, na parte de motores, de chassis e até de metais leves e engenharia automobilística como um todo. Ainda hoje qualquer Ferrari é sinônimo de luxo, riqueza, tecnologia de ponta e velocidade.
Mary Anderson (1866-1953)
Além de Bertha Benz, esposa do fundador da Mercedes-Benz que citamos acima, haveria outros nomes femininos a citar. Como o de Florence Lawrence, atriz canadense que era apaixonada por automóveis e criou nada menos que as setas e o pisca-pisca.
Ainda assim, o maior nome feminino da área ainda parece ser o de Mary Anderson, que aliás foi incluída no Hall da Fama dos Inventores em 2011.
Ela é a inventora do limpador de para-brisa, tendo garantido sua patente no ano de 1903. A ideia surgiu de uma cena inusitada: no inverno de Nova York, ela presenciou um motorista de bonde saindo dele para limpar a neve que caía no para-brisa.
Quem primeiro adaptou a invenção para carros foi a Cadillac, já no ano de 1922. Mesmo com a popularização e depois padronização do limpador de para-brisa, tudo indica que Mary Anderson não chegou a ganhar dinheiro com a sua invenção.
João Augusto Gurgel (1926-2009)
A indústria brasileira teve mais de um visionário (como Luís Roberto Alves da Costa, um dos criadores da Puma), mas João Augusto Conrado do Amaral Gurgel é, provavelmente, o maior deles.
Nascido em São Paulo, ele fez engenharia pela USP e sempre sonhou em fabricar um carro 100% nacional. Mesmo ouvindo de vários amigos e especialistas que isso seria impossível.
Hoje podemos ler em sua biografia, chamada “Gurgel: um brasileiro de fibra”, como o esforço valeu a pena. O próprio nome dela revela um trocadilho bem didático: a fibra de sua personalidade, e também a de seus carros, que usavam essa matéria.
A Gurgel Motores S/A foi fundada em 1969. Saiu dela o famoso Gurgel BR-800, primeiro e único veículo genuinamente brasileiro. Em 1981 a marca ainda lançou o Itaipu E-500, nada menos que o primeiro veículo elétrico de toda a América Latina.
Elon Musk (1971-)
Ainda haveria alguns nomes importantes para citar, como Elio Trenta (inventor da transmissão automática, em 1931), John W. Hetrick (airbag, 1953) e até Nils Bohlin (cinto de três pontos, 1959). Mas vamos dar um salto de algumas décadas, apontando para o futuro.
Com essa proposta, impossível não falar de Elon Reeve Musk, CEO da Tesla, montadora de automóveis elétricos de alto desempenho que propõe criar modelos acessíveis e populares. Alguns já estão especulando se Elon não poderá vir a ser um “novo Henry Ford”.
Muito mais do que apenas a eletrificação, isso se deve às famosas “fábricas do futuro” da Tesla. Com elas, a montadora chegou a criar prensas gigantescas que fazem a impressão 3D de carrocerias veiculares, otimizando incrivelmente os gastos e o tempo de produção.
Considerações finais
Com esse tour pela história dos carros e dos grandes nomes que fizeram história na indústria automotiva, chegamos ao fim da nossa proposta para este artigo.
Como vimos, há brasileiros e, ao contrário do que poderiam pensar alguns, várias mulheres que não podem ficar de fora. Agora, compartilhe com a gente, no campo de comentários abaixo, qual outro nome você incluiria na lista, ou qual deles você mais gostou.