Quem nunca ouviu a expressão reinventar a roda? É verdade que ela tem um sentido engraçado, mas aqui a coisa é séria: empresas como a Michelin , em parceria com a GM (General Motors), e a Pirelli têm trabalhado em pneus que não furam.
No caso da Michelin/GM, ainda está em ritmo de conceito o projeto. O protótipo é chamado UPTIS, sigla para o termo em inglês Unique Puncture-Proof Tire System, ou Sistema Único de Pneu à Prova de Furos.
O carro escolhido para os testes foi o Chevrolet Bolt EV, um dos elétricos mais vendidos da categoria nos Estados Unidos.
Este projeto começou em 2017, com o nome de Vision e tem previsão de lançamento para 2024, então realmente terão sido uns bons anos até a ideia se concretizar.
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Pneu sem ar
Esteticamente seu design pode até passar despercebido, dependendo do ângulo em que você olha para o pneu conceito da Michelin.
Mas ao chegar perto fica claro que há uma mudança estrutural: toda a lateral é vazada, além de o pneu como um todo ter aparência bem mais robusta.
Além de não sofrer danos colaterais, o pneu é resistente a furos. Isso não quer dizer que um prego ou vidro não pode atravessá-lo, mas sim que se isso acontecer o seu desempenho continuará o mesmo. Ou seja, o único modo de parar esse pneu é rasgando partes inteiras dele.
Do que ele é feito, afinal?
Basicamente, o UPTIS é composto de borracha regular e fibra de vidro. Essa borracha é o que garante toda a segurança e resistência detalhada acima, que torna o produto ideal para as cidades e sobretudo para as autoestradas.
Outro aspecto importante dessa mesma borracha é que ela é reciclável. Além disso, o protótipo é de um projeto que utiliza impressora 3D e materiais renováveis de origem biológica.
A fibra de vidro também afasta o uso de matérias-primas e resíduos danosos. A Michelin afirmar que cerca de 200 milhões de pneus são sucateados no mundo todo por danos prematuros, o que deixaria de ocorrer.
Em tese, com o UPTIS, que não fura e que é quase 100% infalível contra danos colaterais, esse número cairá em sua quase totalidade, além de acidentes que aconteciam por falhas nos pneus.
Quando trocar o pneu?
Vale ressaltar que, naturalmente, o pneu que não fura não é para a vida toda. Na verdade, ele evita apenas os famosos descartes prematuros por danos colaterais, que em tese podem acontecer poucos minutos depois de você comprar um pneu comum.
No caso do UPTIS, você só precisa trocá-lo após o desgaste natural da banda de rodagem, quando os frisos atingirem a medida mínima, tal como em pneus comuns.
Pirelli: os pneus de auto vedação
A italiana Pirelli criou pneus com a tecnologia autosselante (Seal Inside™), que alguns estão chamando de “pneu com um borracheiro embutido”.
Ou seja, são pneus com ar, tal como os tradicionais. Mas a auto vedação evita que perfurações de até 4 mm ocasionem a perda de pressão e a necessidade de parar o carro.
Com essa medida, o recurso dá conta da maioria das farpas e pregos mais comuns em ruas e autoestradas. Com isso, ele pode chegar a evitar acidentes também.
A tecnologia é relativamente simples. Na parte interna da banda do pneu há uma manta selante, que é o que absorve o objeto perfurante. Com isso, após a pressão da retirada dele, o pneu é selado quase que automaticamente.
Atualmente, a tecnologia está disponível para as linhas Cinturato, Scorpion e P Zero da Pirelli. Segundo a marca, cerca de 70% dos automóveis nacionais são compatíveis com essa a tecnologia Seal Inside™.