Hoje em dia tudo é “smart”: temos smartphone, smart TV e até smartwatch. Mas ninguém esperava uma smart road ou smart highway, certo? Mas é isso mesmo, depois de celulares, televisões e relógios inteligentes, é a vez das autoestradas inteligentes.
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“Estrada do futuro” é outro modo como elas vêm sendo chamadas. Apesar disso, é algo bem presente. Já existem projetos rodando a título de teste pelo mundo. Na Alemanha, nos Estados Unidos e até em Portugal, como veremos abaixo.
Para mergulhar de cabeça em um futuro cada vez mais próximo e vislumbrar os benefícios que as autoestradas inteligentes poderão trazer dentro de alguns anos, basta ficar com a gente até o fim da leitura. Boa viagem!
O que são rodovias inteligentes?
Primeiramente, é preciso considerar que o avanço tecnológico do mundo automobilístico anda lado a lado com o da Indústria 4.0 como um todo.
Assim, as tecnologias da autoestrada inteligente dependem de conquistas como:
- Inteligência Artificial;
- Conexão 5G;
- Computação na Nuvem;
- Internet das Coisas.
E tantos outros avanços dos últimos anos. Um deles, inclusive, é o dos carros 100% autônomos. De fato, se pensamos nos carros que são capazes de ser conduzidos sozinhos, não é tão difícil entender uma smart highway.
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No fundo, ela consiste justamente em conectar todos os veículos e fazê-los interagir entre si. Semáforos, pedágios, câmeras, sensores também entram na conversa.
Outra tecnologia que já está rodando no mundo todo e que ajuda a entender melhor a situação é o GPS. Como no caso do Google Maps e do Waze. Esses aplicativos já ajudam os condutores a preverem em tempo real como está o tráfego adiante.
Também não é difícil imaginar como, no caso de uma estrada inteligente, câmeras fixas e drones vão poder ajudar a alimentar um sistema central. Ele conduzirá todos os carros em conformidade com as condições gerais de tráfego.
No limite, essa super conexão permitirá funcionalidades cada vez maiores. Há previsões de que as rodovias do futuro poderão, diante de uma emergência, chamar uma ambulância sozinhas.
A estrada futurista de Michigan
Nos EUA, em Michigan, já existe uma rodovia inteligente que liga Detroit e Ann Arbor, com uma faixa exclusiva para os famosos veículos autônomos.
No fundo, ainda se trata de um projeto, mas a previsão é para liberação de mais de 60 km de extensão já neste ano (2022).
Além de liderar essa frente de infraestrutura moderna (na verdade, o objetivo é chegar às “cidades inteligentes”, e não apenas estradas), o grande objetivo de Michigan é evitar acidentes. Além de reduzir os níveis de congestionamento e de poluição.
Ou seja, alertas de limite de velocidade são só uma parte do que os carros conectados poderão receber. Eles também terão sinais de tráfego em tempo real e até avisos de condições ou previsões meteorológicas.
Várias marcas e montadoras já estão comprometidas a auxiliar com o projeto, entre elas Ford, GM, BMW, Argo AI, Honda, Arrival, Toyota e Waymo.
Smart highway em Hamburgo
A Alemanha também saiu na frente e já conta com uma estrada pra lá de incrível. Além de iluminação inteligente, ela possui milhares de sensores ambientais e estruturais que “conversam” com os carros conectados.
A parte da iluminação se trata de uma tinta fluorescente que absorve os raios ultravioletas durante o dia e, de noite, devolve isso em um neon verde que substitui a iluminação elétrica. Sem postes, o país economiza energia e ainda evita acidentes.
Portugal e as estradas futuristas
Esse país, que é o irmão mais velho do Brasil, também se preocupa sobretudo com os acidentes fatais e a redução de emissão de combustíveis danosos.
Como vimos, além de segurança e eficiência, a estrada inteligente evita trânsitos e congestionamentos longos demais, o que traz sustentabilidade ecológica.
Portugal já entendeu que para isso é preciso investir não apenas em engenharia urbana e civil de tráfego, mas também na automobilística. Então, a nação trará projetos de estímulo ao avanço industrial desse segmento.
Eles pretendem, até 2050, ter uma malha de maioria de rodovias inteligentes, chamada C-Roads. Com auxílio da União Europeia, já há trechos em teste, além de vias inteligentes em áreas urbanas do Porto e de Lisboa.
Outras rodovias pelo mundo
Vale lembrar que a Suécia também já deu um passo à frente. Ela inaugurou, em 2016, a primeira estrada elétrica do mundo. É a e-road, cujo papel principal é nada menos que carregar os carros elétricos em trânsito, sem que precisem parar para isso.
Versailles, na França, também fez a lição de casa. Essas estradas inteligentes garantem que um carro elétrico receba a mesma energia que estiver sendo consumida. O start se dá quando os veículos atingem os 112 km/h.
Por fim, Moscou, na Rússia, também avançou. Seu congestionamento chegou a cair quase pela metade nos últimos anos. Esse controle inteligente prevê o tráfego e regula o tempo dos semáforos, graças a um sistema de sensores, laser e câmeras.
Considerações finais
E aí, quando será que o Brasil vai entrar nessa lista de países que já são capazes de reduzir a poluição, o trânsito e até os acidentes fatais graças às rodovias inteligentes?
Agora, enquanto vai se preparando para entrar em um desses carros super conectados, que tal dividir com a gente, no campo de comentários abaixo, o que você acha disso tudo?