O mundo da maternidade é desconhecido para muitas mulheres, afinal, muitas sabem apenas sobre o que é sempre falado, porém, o que é falado é apenas uma ponta para quem embarca nesse mundo após a gravidez.
Muitas mamães estão em processo de habilitação ou já dirigem há tempos, porém sempre ficam as dúvidas referente ao tempo em que podem dirigir ou até mesmo, o período em que podem voltar. Sendo assim, separamos várias informações para cessar todas essas lacunas em aberto.
Em entrevista recente, o ginecologista e obstetra Dr. Eduardo Zlotnik, mencionou as recomendações, cuidados e dicas para a gravidez na direção de um automóvel.
Grávidas podem dirigir?
Não possui nenhuma lei que proíba a grávida de dirigir, no entanto, segundo o especialista não é recomendado que as gestantes assumam o volante, pois devido à delicadeza, qualquer impacto forte pode ser prejudicial ao bebê.
“Porém, sabemos que este não é o mundo real e que muitas mulheres precisam dirigir durante a gestação, principalmente aquelas que moram em cidades grandes”, mencionou o doutor.
Quando necessário, até qual período gestacional é permitido a direção?
Caso não haja nenhuma complicação ou restrição médica, é liberado e recomendado que dirija até 34 semanas (aproximadamente oito meses).
A grávida deverá evitar no último mês por ser a posição em que o bebê começa a comprimir a bacia, causando desconfortos e a necessidade de urinar aumenta. E como decorrência da direção, a mulher está presa e não consegue sair com facilidade dependendo do local em que estiver.
Qual a maneira correta de posicionar o cinto de segurança?
O cinto deve estar posicionado abaixo da barriga, da mesma forma de quando a mulher não estava grávida.
Em caso de contrações enquanto dirige, o que fazer?
Segundo o especialista, o recomendado é parar o carro em um local seguro e pedir ajuda. Caso a contração seja leve, talvez possa continuar a dirigir, no entanto, é recomendado evitar porque a mulher tem grandes chances de ficar ansiosa e preocupada.
Em caso de desconforto ao dirigir, a indicação para melhorar a tensão na região da lombar é posicionar uma almofada na região.
Após o parto, quanto tempo poderá voltar a dirigir?
Em geral, não possui um tempo específico. Caso não tenha restrições, o recomendado é voltar a dirigir após 40 dias caso tenha sido um parto cesariana, em casos de parto normal, o prazo é de 15 a 20 dias.
Dicas do especialista
- Mulheres grávidas correm risco maior de ter queda de pressão. Então é preciso ficar atenta em relação aos sintomas.
- Dirija o mínimo possível.
- Evite longos trajetos.
- Se puder, opte por serviços de motorista particular ou carros de aplicativo.
- Caso continue trabalhando durante a gravidez, procure pegar carona com colegas do trabalho para evitar dirigir diariamente.
- Prepare-se durante a gravidez para deixar de dirigir em algum momento. Eventualmente isto vai acontecer, se planeje para que o momento não seja um choque.
- Sempre que possível, mulheres grávidas devem andar no banco traseiro do veículo.
- Não tenha pressa para voltar a dirigir. A musculatura abdominal fica “solta” após o parto e isso causa desconforto.