O mercado automotivo é muito extenso e normalmente pensamos que é fácil escolher um nome para os novos automóveis, afinal, é apenas um carro. Porém, podemos ver que na realidade é uma das tarefas mais difíceis que os fabricantes possuem.
Nesse ínterim, existem marcas que gastam milhões em algoritmos para evitar possíveis constrangimentos, então apelam por nomes aleatórios que possuam termos apelativos. Um grande exemplo é a Lotus, o nome da Evora foi gerado de forma automática mas levando em consideração as palavras: evolution – vogue – aura. No entanto, existem as marcas que possuem nomes com significados diferentes, confira a lista a seguir:
HONDA FITTA
‘Fitta’ é uma palavra norueguesa para vagina. Contudo, logo que foi percebido essa coincidência, a fabricante mudou o nome para Honda Jazz e em seguida comercializado como Honda Fit.
FORD PINTO
Nos Estados Unidos, Pinto é uma raça de cavalo. Em Portugal é o 19º apelido mais utilizado e no Brasil é o nome do órgão sexual masculino. Ou seja, nesse caso, o significado veio de forma tripla.
CHANA
Neste caso, trata-se de uma marca de veículos comerciais. Neste caso o duplo sentido vem no nome de um carro robusto, porém com um nome que muitos utilizam para fazer menção ao órgão sexual feminino.
MITSUBISHI PAJERO
Um dos jipes mais conhecidos da Mitsubishi, no entanto, o nome do modelo não foi escolhido muito bem. Porque para a população argentina a palavra ‘Pajero’ possui uma conotação que simula algumas atividades sexuais. Inclusive, é em decorrência a este fato que nas terras espanholas seja conhecido como Montero.
CHEVROLET KALOS
Após o lançamento deste modelo americano, o público começou a utilizar o nome para trocadilhos visto que o nome dava a entender a seguinte frase: Chevrolet a roer-te os Kalos.
KIA BESTA
Um modelo semelhante a perua, porém intitulado como “Kia Besta” causou grande repercussão devido a simplicidade do nome, afinal, a primeira impressão era sempre a mesma, do veículo ser “besta”.
OPEL ASCONA
O modelo foi lançado em 1973 e logo teve seu nome alterado em Portugal para Opel 1204, dizem que foi por conta da política. Não existem confirmações oficiais, mas há quem comente que o regime não aceitou o nome “Ascona” por conta dos trocadilhos que ele poderia gerar.
TOYOTA PICNIC
Após o lançamento do veículo surgiram dúvidas se ele se transformava e criava uma mesa de refeições ou se teria serviços de pratos na bagageira, porém como todo veículo ele não faz esse tipo de coisa. O nome ‘picnic’ foi utilizado apenas para posicionar o monovolume como um carro familiar.
MAZDA LAPUTA
O nome do veículo foi uma homenagem ao escritor Jonathan Swifft, Laputa era uma ilha flutuante no livro A viagens de Gulliver. No entanto, para os portugueses, o nome tem um outro significado, não é mesmo?
E aí, qual desses nomes achou mais engraçado? Além desses carros, muitos outros devem ter nomes com duplo sentido, mas faz parte não é?
Confira nosso último vídeo do canal: