A franquia de filmes “Velozes & Furiosos” ainda é uma das mais amadas pelos fãs de automóveis.
Ainda que nos últimos filmes os carros tenham ficado em segundo plano e eles se tornaram filmes de ação cheio de explosões e vilões.
O surgimento do primeiro filme, em 2001, na esteira do sucesso da cultura do tuning, fez também aparecer os carros mais marcantes da franquia, como o Toyota Supra 1994 com pintura laranja.
O modelo original foi leiloado ano passado (2021) por US$ 550 mil, cerca de R$ 2,8 milhões para um comprador anônimo. O valor fez dele o Supra mais caro da história.
Ele foi a leilão pelas mãos da Barrett-Jackson, uma das casas de leilões mais importantes dos Estados Unidos e especializada em leilões de veículos.
A primeira aparição do veículo esportivo que dominou o coração do público, foi na oficina de Dominic Toretto (interpretado por Vin Diesel).
Junto com Brian O’Conner (Paul Walker) foram dar uma volta e fizeram um racha com uma Ferrari F355 Spider. No fim da disputa, o vencedor foi o Toyota com muita folga.
No decorrer do filme, o Supra da ficção cerca de 550 cv potência e atinge 100 km/h em 4,3 segundos. De acordo com os roteiristas, a velocidade máxima é de 300km/h.
Contudo, o novo dono não terá essa sensação com a velocidade visto que o modelo original tem 324 cv e 43,5 kgfm de torque. No mais, o Supra tem câmbio automático, porém no filme os produtores conseguiram instalar um câmbio manual cenográfico.
Outros pontos que merecem destaques são os seguintes: aerofólio da APR, rodas Dazz e pneus Yokohama. O carro foi preparado pela oficina The Shark Shop, especialista em réplicas para cenas de ação e efeitos especiais.
Ficha Técnica do Toyota Supra 1994:
Motor: 3.0, biturbo, longitudinal |
Potência: 324 cv a 5.600 rpm |
Torque: 43,5 kgfm a 4.000 rpm |
Câmbio: Automático, 4 marchas |
Carroceria: Cupê, duas portas |