A parte elétrica do carro é uma das mais importantes e mais delicadas do automóvel, tendo em vista que possui inúmeros cabos que são condutores de energia. Caso tenha alguma imperfeição, o risco do veículo pegar fogo é muito maior.
Fiat Argo 2023 tem novo visual, mas deve CVT e encosta nos R$ 100 mil
Vale ressaltar que não apenas esses pontos são de risco, como também instalações de acessórios que não são compatíveis ou não originais e até mesmo vazamento na mangueira de combustível pode ser uma causa de incêndio.
O principal conselho é que em casos de incêndio é necessário manter a calma, mesmo com a situação que pode ser desesperadora. A primeira atitude deve ser desligar o veículo, rádio e faróis. Posteriormente, certifique-se que os outros ocupantes saiam em segurança e mantenham uma distância segura do automóvel, pois a fumaça e o gases liberados no decorrer do incêndio são extremamente tóxicos e podem gerar problemas de saúde.
Caso exista um princípio de incêndio e o extintor do veículo esteja nas mãos do condutor, ele deverá fazer a utilização, despejando o pó para criar uma camada sobre a chama. Caso o incêndio se inicie no compartimento do motor, o recomendado é que tente abrí-lo para projetar o pó do extintor, e após conseguir manusear da forma correta, aos poucos a tampa poderá ser aberta. No entanto, caso o condutor prefira, poderá acionar o Corpo de Bombeiros.
Porém, vale ressaltar que se o incêndio for maior que o esperado, os componentes eletrônicos podem ser comprometidos e tornarem-se inutilizáveis. Tal ato pode fazer com que o automóvel fique irrecuperável.
Mangueiras de combustível
O proprietário do automóvel não deve trocar a instalação elétrica que veio original do fabricante, caso em algum momento seja necessário a troca por ter queima dos fusíveis, faça uma revisão completa para ir a fundo na causa do problema. Além disso, revise periodicamente as mangueiras, a fim de evitar ressecamento, trincas e atrito com outros componentes, pois podem ser o estopim para gerar um problema maior em seu veículo.
Os cuidados devem ser especiais em veículos com mais de 15 anos pois caso não tenham feito as manutenções adequadas, as mangueiras podem estar ressecadas. Ademais, é necessário verificar os chicotes que saem do alternador, a bateria e a caixa de fusível.
Por fim, recomendamos que tome cuidado com os locais de abastecimento de seu carro, visto que postos com gasolinas adulteradas são fáceis de encontrar e é o grande vilão de todos os componentes do seu automóvel, visto que compostos químicos podem fazer com que o plástico e a borracha se dissolvam.