Quando essa última geração do Peugeot 208 foi lançada no Brasil, foi duramente criticada por não trazer uma motorização turbo em nenhuma versão, o que havia na Europa para o modelo.
Após a criação do Grupo Stellantis já era especulado que o hatch compacto-premium da montadora francesa deveria receber no futuro motores da Fiat, como o 1.0 Firefly e o 1.0 Firefly Turbo.
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Depois de diversas unidades vistas rodando durante testes, a Peugeot enviou um convite aos jornalistas automotivos brasileiros para um evento de lançamento do novo 208 1.0.
Mas ainda não é a vez do motor turbo, mas sim do Firefly 1.0 flex e aspirado que equipa versões de entrada do Argo, por exemplo.
Peugeot 208 1.0 FireFly
Como a Fiat e a Peugeot agora pertencem ao mesmo grupo, será muito comum o compartilhamento de componentes, plataforma e desenvolvimento.
Após receber alterações para se adequar ao programa de emissões de poluentes, o Proconve L7, o propulsor 1.0 FireFly agora rende uma potência máxima de 75 cv com etanol e 71 cv com gasolina, aos 6.000 rpm. Já o torque atinge 10,7 kgfm (E) e 10 kgfm (G) em 3.250 rpm.
A transmissão provavelmente também será manual de 5 marchas com origem da Fiat, que já tem um escalonamento mais adequado ao motor, mas passará por ajustes por causa do peso diferente do veículo.
Com essa motorização o 208 deve ganhar duas novas versões de entrada, o posicionando também em uma faixa de preços mais acessível.
Atualmente ele é ofertado apenas nas versões Active, Allure e Griffe, todas com motor 1.6 e câmbio automático, custando R$ 99.990, R$ 107.890 e R$ 112.790, respectivamente.
Peugeot 208 1.0 Turboflex
A expectativa é que a empresa também aproveite para confirmar a chegada do motor 1.0 turboflex, o mesmo do Fiat Pulse, no lugar do 1.6 nas versões mais caras, como a Griffe.
Neste caso estamos falando do propulsor chamado de T200 que, por enquanto, equipa apenas o Pulse nas versões mais caras.
Ele rende até 130 cv (E) e 125 cv (G) aos 5.750 rpm, enquanto o torque disponível aos 1.750 rpm é sempre de 20,4 kgfm (E/G) e vem sempre associado ao câmbio automático CVT.
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