Que os SUVs de luxo da Land Rover fazem sucesso no Brasil não é novidade para os amantes da categoria. O que nem todo mundo sabe ainda são os detalhes do novo Range Rover Sport 2023, que marca sua terceira geração.
Desenvolvido juntamente com o Range Rover comum de quinta geração, apresentado ano passado, esse SUV manteve as distinções existentes entre os modelos, especialmente na carroceria.
O design atualizado manteve a caída do teto que marca a versão Sport. As rodas de aro 23 contribuem para isso, assim como os para-choques traseiros e dianteiros, totalmente exclusivos.
Além disso, a novidade inicialmente traz duas opções de motores, o V8 4.4 biturbo de 530 cv e uma opção de entrada com seis cilindros e híbrida plug-in.
Com o primeiro motor, o SUV faz de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, para disputar com máquinas como BMW X5 (do qual empresta o propulsor) e o Porsche Cayenne.
A Range Rover Sport 2023 também veio ostentar a tecnologia PHVE (Plug-in Hybrid Electric Vehicle). Sigla que nem todos dominam ainda, mas que se refere a um Veículo Elétrico Híbrido Recarregável.
Ela combina o motor seis cilindros em linha de 3 litros, a gasolina, a um elétrico de 145 cv, que combinados rendem 510 cv. A bateria tem capacidade de 38,2 kWh tem autonomia de até 125 quilômetros usando o modo 100% elétrico.
100% elétrico e SVR em 2023
Lembrando que, para o próximo ano, a Land Rover já promete o lançamento do Range Rover Sport SVR (Special Vehicle Racing), que é uma versão ainda mais agressiva.
Além disso, a marca também vai lançar uma versão 100% elétrica, como já antecipou no lançamento do Range Rover “convencional” no ano passado.
A gama vai contar ainda com outras motorizações da família Ingenium, sempre seis cilindros em linha. Duas opções turbodiesel convencional, uma diesel híbrido-leve (48V) e duas a gasolina, turbo, convencional ou híbrido 48V.
Maravilhas tecnológicas
Também podemos falar em suspensão pneumática, navegação, controle de profundidade e até câmeras 360 graus. Aliás, a lente da câmera traseira foi rebaixada e centralizada em relação ao modelo anterior, o que permite visualizar melhor a barra de reboque.
O carro também está bem mais conectado, recebendo atualizações via OTA (Over The Air). Ou seja, “pelo ar”, com uma conectividade que permite atualização de mapas, de software e até recalls a distância.
A compatibilidade de sistema dialoga com Android Auto e também com Apple CarPlay (com reconhecimento de voz da Amazon, pela famosa Alexa).
A usabilidade conta com uma interface especial, amparada numa grande tela curva de 13,1 polegadas para a central multimídia (e 13,7 polegadas no cluster).
Outra novidade é a adoção do sistema de eixo traseiro esterçante. Essa tecnologia traz poder de manobra bem maiores. Também podemos falar em tração nas quatro rodas e uma transmissão automática de oito velocidades.
Por fim, o modelo não abriu mão do DNA off-road, necessário a todos os modelos da marca: a suspensão a ar o eleva 8 mm acima das gerações anteriores. A carroceria é quase toda de alumínio e tem pelo menos 700 mm a mais, mas o peso em marcha permanece na casa de 2,3 toneladas.
Os preços e os prazos
O Range Rover Sport 2023 já está disponível para encomendas em vários países da Europa. Mas esses primeiros compradores só vão pegar seus carros no quarto trimestre do ano, a partir de outubro.
Há quatro versões disponíveis: SE, Dynamic, Autobiography e First Edition. O preço é a parte mais salgada, pois a média subiu na casa dos 20 mil euros.
Em conversão direta, podemos falar de um aumento que chega a quase R$ 100 mil. Ou seja, o valor da terceira geração estará perto de R$ 500 mil. Ainda assim, ela só deve chegar ao Brasil no ano que vem.
Com os Karvi Certificados inspecionamos o funcionamento de 280 itens presentes nos carros usados que vendemos através da nossa rede de concessionárias. Além disso, fornecemos ao comprador uma garantia mecânica de um 1 ano. Por isso, adquirir um certificado Karvi é a forma mais segura de comprar um carro seminovo. Confira mais sobre nossa forma de trabalhar e adquira seu modelo com tranquilidade clicando aqui. |