Nem sempre paramos para pensar nisso, mas a verdade é que o gosto que os países têm pelos modelos de carro é algo que pode mudar muito. Por isso, não é incomum as montadoras aposentarem algumas versões só em certos países, mas não em outros.
Às vezes, determinado veículo faz mais sucesso apenas em seu país de origem. Em outros casos, ele pode fazer sucesso na Argentina, por exemplo, mas não no Brasil, mesmo que os dois sejam países tão próximos e com uma língua tão parecida.
E olha que aqui nem estamos falando dos veículos que tiveram interrupção global e, depois de um tempo, voltaram. Na verdade, os 5 modelos que vamos citar abaixo seguiram com produção contínua em outros países, embora tenham parado no Brasil.
1. Chevrolet Corsa
Vale notar que a Chevrolet protagoniza alguns dos principais modelos que saíram de linha no Brasil e continuaram firmes em outros países. Além do Corsa, também tivemos o Silverado e o Astra.
Curiosamente, o Corsa foi um dos carros mais populares no Brasil na década de 1990. Até porque, quando ele surgiu (1994) trazia um design diferenciado para a época.
Sem falar nos equipamentos que eram praticamente novidade em termos de carro popular, como a direção hidráulica e o ar condicionado. Tanto a aparência quanto sua plataforma eram baseadas na versão europeia.
Em 2002, o modelo ainda tinha fôlego para trazer inovações consideráveis, com uma geração que também seguia a matriz europeia, mas que já não fez tanto sucesso. Talvez porque o mercado interno já vinha mudando e passando por pequenas revoluções.
Com isso, a Chevrolet anunciou o fim da produção nacional do Corsa. O modelo hatch durou de 1994 até 2012, enquanto o sedã foi de 2003 a 2015. Lá na Europa, desde então, já viram três gerações posteriores. Na Inglaterra ele chegou a liderar as vendas em 2021.
2. Ford Fiesta
O Ford Fiesta teve raízes ainda mais profundas, tendo sido fabricado no Brasil de 1996 até 2019. Mas vale notar que pelo menos desde 2010 ele já não andava tão bem por aqui, já que era importado do México para o nosso mercado interno.
No ano seguinte à suspensão, em 2020, o modelo ganhou uma nova geração na Europa, seguindo firme até pouco tempo atrás. Só em meados de 2021 é que viria a notícia de que agora ele será aposentado também nos demais países, para dar lugar a um modelo totalmente elétrico.
A Ford anunciou que isso só ocorrerá em 2024. Ou seja, no frigir dos ovos os demais países terão desfrutado do Fiesta durante meia década a mais do que nós. Sem esquecer que na Europa ele começou a ser produzido bem antes: desde 1976.
Aqui a fabricação parou após o fechamento da fábrica da marca, em São Bernardo do Campo, São Paulo. Isso aconteceu oito anos depois do mercado brasileiro lançar o famoso Ford New Fiesta.
3. Chevrolet Silverado
Sim, mais um Chevy! A picape Silverado que, aliás, sempre foi a grande concorrente da F-250 (Ford) no Brasil, com o adendo de que a Ford acabou levando a melhor.
A Silverado tentou esse mercado desde a década de 1990, mas já em 2001 a Chevrolet deixou esse segmento. Ou melhor, preferiu concentrar seus esforços na S10, cujo modelo de 2022 parte da bagatela de R$ 190 mil (isso a versão de cabine simples).
Seja como for, nos EUA ela segue firme, já que a cultura deles por picapes é inquestionável. Inclusive, lá ela ainda vende mais do que a Colorado (versão americana da S10). Agora, verdade seja dita, há rumores de que a Silverado voltará ao Brasil em 2023.
Ainda em 2022, mais de vinte anos depois da desistência, ela promete voltar, como uma picape bem mais invocada, com um V8 emprestado do Camaro. Vamos esperar pra ver!
4. Renault Clio
A Renault tem uma série de modelos que se encaixam na nossa matéria, além do Clio e o Mégane também venderam por aqui, mas seguem firme lá fora.
Lembrando que o Renault Clio, lançado em 1999 foi bem aceito pelo mercado brasileiro. Já em 2000 havia a opção hatch e também a sedã.
Como o Sandero e o Logan tiveram boa aceitação, foi questão de tempo até a marca desistir de vez do Clio por aqui.
Isso aconteceu em 2017, quase duas décadas depois, quando nem mais o importado argentino era comercializado entre nós. Já na Europa, ele está na quinta geração.
5. Passat (Volkswagen)
Por fim, temos esse caso emblemático, que na verdade não foi totalmente descontinuado no Brasil, mas saiu de linha de produção nacional há um bom tempo.
A VW iniciou as produções nacionais do Passat em 1974, desde cedo conseguindo o protagonismo na categoria, com números ótimos de venda. Contudo, em 1988 ela decidiu finalizar sua produção por aqui.
O modelo voltou na segunda metade da década de 1990, importado, quando ganhou o apelido entre as pessoas de “Passat Alemão” para explicar qual era o modelo.
Com isso, ele passou a ser um modelo de luxo dentro da gama da Volkswagen, embarcando as melhores tecnologias da marca e até motor V6 por um período.
A situação se agravou tanto que, já em 2020, o Passat parou de ser vendido no Brasil, mesmo por importação. À época as unidades já chegavam aqui com valor perto dos R$ 170 mil. Lembrando que ele ainda é montado na Europa, nos EUA e até na China.
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