Os compradores de automóveis sempre têm uma preocupação natural no momento de adquirir seu veículo. Alguns questionam sobre o risco de comprar um seminovo outros se compensa comprar o 0km, porém atualmente o maior mercado de vendas são os usados. Então, vem as seguintes preocupações: o carro está em boas condições? Como vou saber se de fato essa quilometragem é a verdadeira?
Fiat Argo 2023 tem novo visual, mas deve CVT e encosta nos R$ 100 mil
É natural que ocorram preocupações, tendo em vista que uma quilometragem mais alta pode demandar manutenções mais frequentes, com substituição de componentes mais caros. Até mesmo uma troca completa do motor pode chegar a ser necessária, dependendo do caso.
Existem pessoas que acreditam que é impossível ter um veículo com uma quilometragem extremamente alta. Mas é possível levar alguns modelos ao extremo.
Em 2016 uma picape Toyota Tundra 2007 atingiu cerca de 1,6 milhão de quilômetros rodados nos Estados Unidos. Tudo graças a manutenções corretas e uma boa dose de durabilidade do conjunto. Desesperador ou impressionante?
Bom, falamos isso apenas para lhe mostrar que podem sim existir veículos com altos números, porém, isso não necessariamente impactará na qualidade. Sabemos que as manutenções em quilometragens altas são mais frequentes e é ótimo comprar um carro sem se preocupar com o marcador.
É costume dos condutores que verifiquem o hodômetro ao ir em busca de um novo carro, afinal, ele mostrará a ‘história’ do automóvel, em números. Contudo, não é a maneira mais segura de verificação. Infelizmente pessoas de má-fé que adulteram essas informações para conseguir uma venda mais rápida e até mesmo garantir que o carro não é tão rodado quanto na verdade é.
Como é possível verificar a original?
Existe um processo que te auxilia a verificar, porém trata-se de um serviço muito detalhado pois necessita de aparelhos que mecânicos possuem em algumas oficinas especializadas. Sendo assim, orientamos que contrate um profissional de confiança para realizar a verificação da quilometragem do veículo que tem interesse. Entretanto, se ainda sim optar por fazer essa verificação você mesmo, temos algumas dicas.
Como saber se a quilometragem foi alterada?
Caso tenha ficado em dúvida referente a quilometragem, peça para visualizar o manual do veículo. Através dele, conseguirá encontrar várias informações sobre compra e revisões que o carro teve no decorrer do tempo que passou com o atual proprietário. Se atente a data da quilometragem que aparece na última revisão e compare com o número que aparece no hodômetro.
Caso visualize que está com uma quilometragem inferior, opte por não fechar negócio, pois o veículo teve a quilometragem adulterada por algum motivo.
Além disso, é interessante e importante considerar o estado em que os pneus estão, pois quatro novos podem durar de forma boa até os 30 mil quilômetros, contudo, caso os pneus estejam novos e o hodômetro marque mais que 30 mil, desconfie também da informação.
Um ponto importante é analisar se existem arranhões próximos ao hodômetro ou até mesmo dentro do vidro, pois isso também pode indicar adulteração.
Além de olhar o manual, você também poderá verificar direto com a seguradora, caso o veículo tenha seguro. Eles possuem um banco de dados onde constam todas essas informações, mas lembre-se que terá que contatá-los enquanto estiver com o proprietário, pois sem que ele esteja presente não lhe passarão nenhuma informação.
Outra possibilidade, é a questão de dar uma volta no carro e verificar se o velocímetro se movimenta da forma correta.
Diferentes tipos de hodômetros
Esses aparelhos podem ser digitais ou analógicos, porém é mais fácil descobrir alteração nos analógicos, pois gera uma pressão no disco para fazer a adulteração e consequentemente deixam vestígios. Caso seja digital, ele pode estragar e ser substituído por outro. Neste caso, se ocorrer, o dono do veículo precisará ter anotado a quilometragem indicada antes da troca.
O que fazer ao identificar uma adulteração?
A priori, o essencial é procurar as autoridades e procurar pelos seus direitos, pois adulterar a quilometragem de um veículo é crime previsto em lei. De acordo com o artigo 66 da lei nº 8078/1990.
Art. 66. Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços:
Pena: Detenção de três meses a um ano e multa.
- 1º Incorrerá nas mesmas penas quem patrocinar a oferta.
- 2º Se o crime é culposo;
Pena: Detenção de um a seis meses ou multa.
Sendo assim, vá a delegacia e faça um boletim de ocorrência, pois o local e o vendedor serão investigados, logo em seguida, seu carro será periciado.