Em 1990 diversos veículos tiveram versões 100% elétricas e esses modelos eram oferecidos do mesmo modo que os tradicionais a combustão. Na Europa, Estados Unidos e Japão, inúmeros fabricantes ofereceram a versão elétrica para entrar nos padrões das novas leis de emissão ou das exigências feitas pelo governo da época.
Contudo, a maior parte desses veículos foram esquecidos após alguns anos. Vamos relembrar quais foram os carros que marcaram a história, inclusive, tem materiais disponíveis no acervo do MIAU, Museu da Imprensa Automotiva.
Peugeot 106 Electric
Este modelo foi vendido por 8 anos na Europa, entre 1995 e 2003. Ele possuía versões de três e cinco portas. O sucesso na época foi tanto que em 1996 passou por uma mudança de estilo.
O veículo urbano tinha uma autonomia de 100 quilômetros e sua potência era de 27 cv e a velocidade máxima era de 90 km/h.
A bateria ficava carregada em um período de seis horas em uma tomada comum, porém, ela sofria efeito memória – mesmo problema que afetava a bateria dos celulares.
Mesmo com tantos pontos, foram vendidos 6,5 mil 106 Electric, no decorrer do período de vendas.
Renault Elektro Clio
Veículo francês, lançado em 1995 com vendas até o ano 2000. Sua autonomia era de 80 quilômetros, possuía a potência de 29 cv e a velocidade máxima era de 95 km/h.
Ao contrário do veículo anterior, o Elektro Clio era difícil de ser encontrado, e em cinco anos de venda, foram comercializadas apenas 250 unidades.
Chrysler TEVan – Dodge EPIC
São consideradas as primeiras minivans elétricas no mundo. A primeira versão TEVan, foi lançada em 1993 nos Estados Unidos, porém apenas empresas poderiam comprá-la.
Com velocidade máxima de 104 km/h, sua autonomia atingia cerca de 130 km e a potência era de 35 cv.
No ano de 1997 foi reestilizada e modernizada, surgiu no mercado como Dodge/Plymouth EPIC, neste novo modelo sua autonomia atingia 145 km, mesmo com velocidade máxima de 130 km/h.
As baterias ficavam 100% carregadas em até oito horas, porém com apenas 300 unidades vendidas, o veículo saiu de linha em 2000.
Citroen AX Electrique
Lançado em 1993, tinha menos de 80 km de autonomia e velocidade máxima de 91 km/h.
O sistema eletrônico reduzia o desempenho em situações que a bateria estivesse acabando, pois assim poderia aumentar a distância percorrida.
Tal recurso era muito útil para os condutores, pois não existiam postos de carregamento no decorrer de estradas ou ruas.
Além disso, possuía um motor menor a gasolina, o qual servia para aquecimento interno devido ao frio europeu. Em seis anos de venda, foram produzidos quase 400 AX Electrique.
Toyota RAV4 EV
O veículo compacto foi lançado nos Estados Unidos no ano de 1997, sua autonomia poderia variar entre 160 a 190 km com a carga completa de cinco horas. Sua velocidade máxima era de 125 km/h.
Além disso, o automóvel foi comercializado no Japão e ficou até 2003 com cerca de 1500 unidades comercializadas.
A atual geração do RAV4 oferece duas versões com tecnologia elétrica, o que inclui um híbrido plug-in e o híbrido convencional.
Volkswagen Golf City Stromer
Um dos modelos mais conhecidos no mundo, o Golf também teve uma versão elétrica. Lançada na Alemanha no fim de 1993, contudo, este veículo não teve grande repercussão em três anos de venda, apenas 120 unidades foram produzidas e comercializadas.
Uma das grandes vantagens do modelo era que seu carregamento era rápido, em uma hora e meia cerca de 80% da bateria já estava carregada.
Sua velocidade média era de 50 km/h e a autonomia podia atingir cerca de 90 quilômetros.
Citroën Saxo Electrique
Uma versão Citroën do Peugeot 106, ele compartilhava a mesma plataforma e as mesmas baterias e motor, fazendo com que tivesse um desempenho idêntico.
Ambos os veículos não possuíam espaço para um estepe, visto que as baterias ocupavam todo o espaço. Foram mais de 6 mil unidades fabricadas entre 1997 a 2002.
Chevrolet S10 Electric
A primeira picape elétrica foi a S10 EV, a qual só sobreviveu um ano no mercado automotivo, porém teve cerca de 1.000 unidades produzidas.
Os números eram de 114 cv e autonomia de 62 quilômetros a 100 km/h constante ou completava quase 100 quilômetros a 70 km/h.
No ano de 1998 uma nova versão foi lançada e dobrou os números de autonomia, mas ainda sim, não foi suficiente para se manter no mercado por mais tempo.
Ford Ranger EV
Em 1998 a Ford lançou a Ranger EV, com potência de 91 cv e autonomia de 140 quilômetros a 70 km/h constantes, o veículo viveu até 2002.
A picape possuía um sistema que recuperava a energia perdida nas frenagens e o engate para carregamento ficava na grade dianteira.
Citroen Berlingo Electrique / Peugeot Partner Electric
Ambos eram veículos para uso no trabalho e possuíam capacidade de carregar até 500 quilos de carga.
As vans gêmeas possuíam velocidade máxima de 105 km/h e autonomia máxima de 96 quilômetros.
No ano de 2005 saíram de linha, mas tiveram cerca de 2 mil veículos produzidos. No ano de 2008 a Berlingo Electrique voltou a ser produzida e foi até 2011.