Claro que pegar um buraco é uma das situações mais indesejadas durante a direção. Mas desviar deles nem sempre é possível, ao menos no Brasil onde eles já se tornaram uma constante na vida da maioria dos condutores.
Por isso mesmo, é possível falar não apenas sobre o que fazer depois, mas também a respeito do que fazer “durante” o momento em que você passa com o carro por um buraco. Ou seja, quando o impacto já se tornou inevitável. Confira!
O que fazer na hora H?
O primeiro ponto aqui é não pisar com tudo no freio. Embora seja um pouco instintivo, mesmo nos condutores mais experientes isso só pioraria a situação.
O ideal é apenas soltar o acelerador, afinal, se você frear com tudo a parte dianteira do carro vai inclinar para frente e afundar mais.
Se você não frear, a suspensão cumprirá melhor o papel dela, recebendo apenas o impacto do buraco e não o do peso do carro em frenagem.
Outra dica essencial é não acelerar. Alguns pensam que com isso pode ser possível “saltar” o buraco, ou seja, evitar que a roda entre no desnível, mas é uma manobra arriscada. Então, apenas desacelere o mais rápido possível.
Por fim, a manutenção do sistema de suspensão e o estado dos pneus também contam, então é bom ficar de olho e fazer sua parte com a frequência devida.
Analise bem o pneu e a roda
Claro que se após o buraco surgiu uma trepidação estranha no veículo, algum barulho suspeito ou mesmo um desalinhamento na direção, você vai correr ao mecânico mais próximo.
Porém, mesmo que não surja nenhum efeito evidente, é preciso fazer uma análise minuciosa. Primeiramente, ao parar o carro, analise o pneu em toda sua extensão, para ver se não surgiram bolhas.
Em caso positivo, saiba que a estrutura interna do pneu ficou comprometida, então é melhor recorrer ao estepe. Pneus com bolha são pneus que não podem mais ser utilizados e devem ser descartados.
Se for o caso, é importante lembrar que a recomendação é sempre trocar pneus aos pares para manter tanto os sulcos quanto o tipo de desenho da banda igual, o que evita aquaplanagem e garante dirigibilidade.
Depois, verifique também as rodas, pois elas podem trincar ou amassar, dependendo do material. O que também compromete a segurança.
Como se preparar para buracos?
Você sabia que carros vendidos no Brasil já contam com uma espécie de “kit de tropicalização” de fábrica? Pois é, nossas vias não são das melhores e as fabricantes não podem fingir que não sabem disso.
Além de componentes mais robustos, isso exige uma altura um pouco maior em relação ao solo. Ainda assim, também há cuidados que o próprio condutor pode tomar, embora nem todos sejam, digamos, tão agradáveis.
Por exemplo, a famosa combinação de pneu de perfil fino com roda de diâmetro grande, embora possa ser bonita, não é nada aconselhável se você faz trajetos muito acidentados.
A suspensão também é um ponto delicado. Sim, pois os famosos acessórios que podem deixar o carro mais alto, mexendo com o intervalo dos elos das molas, alteram o funcionamento do conjunto e podem comprometer a segurança.
Outro conselho simples é o de manter os pneus sempre em dia, ou seja, calibrados em conformidade com o manual. Também vale a pena redobrar a atenção em tempos de chuva, pois buracos grandes podem ficar “escondidos” sob a água que se acumula ali.
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