Em julho do ano passado a Chevrolet anunciou que a partir de setembro lançaria 4 novos produtos no Brasil até o final de 2021, 1 lançamento por mês.
Contudo, devido principalmente à crise dos semicondutores, apenas 2 deles foram realmente lançados até o momento: a versão Z71 da S10 e as configurações RS e Midnight para o Cruze Sport6 e Cruze Sedan, respectivamente.
Mesmo que já estejamos quase na metade do ano 2022, ainda restam outros 2 lançamentos na linha Chevrolet, o Bolt EV (Eletric Vehicle) reestilizado e o facelift do Equinox que foi apresentado e chega às lojas em junho.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
A Chevrolet havia revelado o visual do novo Equinox há alguns meses, mas não tinha divulgado nenhuma outra informação importante sobre a reestilização do SUV Médio.
Felizmente a marca revelou praticamente todas as informações sobre o modelo, com exceção do preço, que será definido até o início de sua comercialização, em junho.
Design
Em questões visuais, que é a principal novidade do novo Equinox, temos elementos mais refinados, que proporcionam um aspecto mais luxuoso ao modelo.
A principal mudança se concentra na dianteira, onde ele ganhou uma nova grade, novo para-choque e novo conjunto óptico, agora totalmente em LED e com projetor na versão mais cara.
Na lateral o destaque fica por conta das novas rodas R19 com acabamento diamantado muito mais elegantes que as anteriores, que não recebiam nenhum acabamento especial. No caso da versão RS ela é escurecida.
As mudanças são mais discretas na traseira, mas ainda assim fica nítido que o Equinox agora é mais refinado, onde o principal destaque está localizado nas novas lanternas com iluminação em LED. O para-choque também é inédito.
Dimensões
Como se trata apenas de um facelift e não uma nova geração, basicamente as medidas do Equinox continuam iguais, veja:
– Comprimento: 4.652mm.
– Largura: 2.105mm.
– Entre-eixos: 2.725mm.
– Altura: 1.843mm.
– Porta-malas: 468L.
– Peso em ordem de marcha: 1.561kg (1.675kg na Premier AWD).
Conjunto mecânico
Como o motor 2.0 turbo não é mais oferecido no Equinox há muito tempo, o crossover continua com o propulsor 1.5 turbo de 4 cilindros em linha movido apenas à gasolina, que rende potência máxima de 172 cv aos 5.600 rpm, com torque de 27,8 kgfm disponível entre 2.000 rpm e 4.000 rpm.
A transmissão também permanece sendo a automática convencional de 6 velocidades, aliada à tração AWD que opera sob demanda, ou seja, é acionada automaticamente quando há necessidade.
Contudo, vale lembrar que a versão RS, de apelo visual esportivo, possui apenas a tração 4×2 dianteira.
Desempenho e consumo
De acordo com as informações divulgadas pela Chevrolet sobre o novo Equinox RS, ele acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 s, um bom número considerando a sua categoria.
Já o consumo informado para essa versão é de 9,3 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada.
Painel e multimídia
Infelizmente o Equinox ainda continua com sua pequena tela digital no painel de instrumentos, algo muito razoável para um modelo que deve estar próximo aos 230 mil reais. Há ponteiros analógicos nas laterais e na região superior do painel.
A central multimídia é a já conhecida MyLink, neste caso com uma tela de 8” com GPS integrado e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
Vale destacar que o modelo já recebe a recente função que a Chevrolet aplicou em outros modelos, onde o Spotify se tornou um aplicativo nativo da central multimídia. Porém, a real novidade é a conectividade com a assistente virtual Alexa, onde é possível pedir por comando de voz que ela realize alguma função.
Versões e equipamentos
O foco da Chevrolet com o Equinox nunca foi oferecer uma grande variedade de versões, tanto é que a nova linha 2022 estará disponível somente nas versões RS e Premier, ainda sem valores divulgados.
Contudo, podemos afirmar que a RS será mais barata, já que traz menos equipamentos e não conta com tração AWD.
Em resumo o modelo recebeu como novidade, o alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, o sistema de permanência em faixa e o alerta de tráfego cruzado traseiro.
Veja os principais equipamentos de cada uma das versões:
Versão | Principais Equipamentos |
RS 1.5 Turbo AT | 6 airbags, frenagem automática de emergência, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de objetos esquecidos no banco traseiro, sensor de pressão dos pneus, sistema de permanência em faixa, controles de estabilidade e tração, farol alto automático, faróis em LED, lanterna de neblina, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, lanterna traseira em LED, rodas de liga-leve R19, sensores de chuva e crepuscular, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado digital dual-zone com saídas de ar traseiras, assistente de partida em rampas, câmera de ré, chave presencial, volante multifuncional em couro com ajuste de altura e profundidade, estacionamento automático (Park Assist), retrovisores com aquecimento, rebatimento elétrico e repetidores de seta em LED, bancos em couro, retrovisor interno eletrocrômico, banco do motorista com ajustes elétricos, central multimídia MyLink de 8” e 6 alto-falantes. |
Premier 1.5 Turbo AWD AT | Acrescenta faróis de neblina, tração AWD, faróis em LED com projetor, porta-malas com abertura automática, iluminação ambiente, carregador de celular por indução, assistente de descida, partida remota, teto-solar elétrico panorâmico, banco do motorista com 2 memórias para os ajustes elétricos e sistema de som BOSE com 7 alto-falantes. |
Internet e OnStar grátis por um ano
A marca ainda irá presentear os compradores da versão Premier com 1 ano gratuito de internet 4G (Plano de 20GB mensais), 1 ano gratuito do sistema de concierge OnStar e também 1 ano de mensalidade grátis no sistema de pagamento automático Sem Parar.
Esse mesmo plano de benefícios também já foi oferecido em outros modelos como Camaro, S10 e Trailblazer.
Na configuração mais cara Premier o sistema de som é assinado pela BOSE e conta com 5 alto-falantes e 2 tweeters, enquanto a RS traz apenas 6 alto-falantes sem assinatura de alguma marca.
Encontre seu próximo carro seminovo
Com os Karvi Certificados inspecionamos o funcionamento de 280 itens presentes nos carros usados que vendemos através da nossa rede de concessionárias. Além disso, fornecemos ao comprador uma garantia mecânica de um 1 ano. Por isso, adquirir um certificado Karvi é a forma mais segura de comprar um carro seminovo. Confira mais sobre nossa forma de trabalhar e adquira seu modelo com tranquilidade clicando aqui. |