Modelo | Unidades comercializadas até setembro de 2020 |
Volkswagen T-Cross | 41.989 |
Jeep Renegade | 36.403 |
Jeep Compass | 33.683 |
Hyundai Creta | 30.548 |
Chevrolet Tracker | 29.604 |
Nissan Kicks | 25.905 |
Honda HR-V | 21.536 |
Ford EcoSport | 16.150 |
Renault Duster | 11.289 |
Renault Captur | 7.819 |
Os SUVs mais vendidos do mercado brasileiro, em sua maioria, são compactos, mas com muitas diferenças entre eles.
Este segmento tem a cada ano tomando mais espaço no mercado automobilístico, atualmente eles já vendem tanto quanto os sedans compactos e há alguns anos já superaram os sedans médios só ficando atrás dos hatchs compactos em vendas.
Vamos conhecer os melhores SUVs de 2020 e consequentemente os que mais vendem.
VOLKSWAGEN T-CROSS
Mesmo com a chegada do Volkswagen Nivus, o T-Cross continua vendendo bem, o SUV da montadora alemã é oferecido com duas opções de motor, ambos turbinados.
Nas versões de entrada e intermediária, o Volkswagen T-Cross vem equipado com o motor 1.0 turbo que alia um bom desempenho com baixo consumo de combustível e no topo de linha um 1.4 turbo de 150 cavalos que deixa o SUV entre um dos mais com melhor desempenho no segmento.
No entanto, não são só os bons e modernos motores do Volkswagen T-Cross que o fazem vender bem, o SUV traz equipamentos condizente com sua faixa de preço e oferece itens de conforto, segurança e tecnologia em todas as suas versões.
JEEP RENEGADE
O Jeep Renegade esteve por muito tempo no topo desta lista, mas há alguns anos vem perdendo espaço até mesmo dentro de casa para o Jeep Compass.
Mas, não é porque o Jeep Renegade seja um carro ruim, muito ao contrário, as vendas do SUV vem caindo, apesar dele ainda ser um dos mais vendidos pois a montadora lançou versões mais “simples” e com mais apelo de vendas em massa do Compass e as demais montadoras tem lançado muitos SUVs compactos com design atraente e motores modernos.
Com o seu design ainda fazendo muito sucesso, o Jeep Renegade deve sofrer uma reestilização no próximo ano e trazer um motor 1.3 turbo, que a FSA desenvolveu, com isto se ele já é bom de venda pode ser que o SUV volte ao topo da linha em 2021.
O Jeep Renegade tem algumas vantagens que poucos SUVs compactos têm atualmente no mercado brasileiro com opções de motor a diesel e tração 4×4.
JEEP COMPASS
Mesmo sem ter versões com o mesmo preço que as versões de entrada dos SUVs compactos, o Jeep Compass conquistou o consumidor brasileiro.
Com muitas opções de motor, câmbio, nível de acabamento e opção de tração integral, o Jeep Compass faz tanto sucesso por sua relação custo-benefício, e, realmente para quem pode investir um pouco mais que as versões de entrada dos SUVs compactos o Jeep Compass vale e muito a pena.
Como muitos dos melhores SUVs de 2020, o Jeep Compass também deve ser remodelado no próximo ano e trazer opções com motores turbo e híbrido em 2021.
HYUNDAI CRETA
Também com a remodelação prevista para o próximo, o Hyundai Creta é mais um dos SUVs que deve subir de posição nesta lista em 2021.
O SUV compacto da montadora coreana tem um diferencial de muitos de seus concorrentes, trazendo a opção do motor 2.0 na sua versão topo de linha Prestige.
CHEVROLET TRACKER
O Chevrolet Tracker chegou este ano com tudo e em alguns meses chegou a ser o SUV compacto mais vendido e um dos carros mais comercializados no país.
Embora não tenha superado seus concorrentes no acumulado do ano, já que não foi comercializado durante todo o ano, ele é um dos fortes concorrentes ao topo da lista.
Lançado com versões com motor 1.0 e 1.2 turbo, a montadora recentemente tirou várias versões do Chevrolet Tracker com motor mais potente de linha, deixando somente o topo de linha.
Com esta estratégia, a Chevrolet junta-se ao grupo das montadoras que deixam seus SUVs compactos com maior apelo ao público de entrada, além de não ter opção de tração integral, embora isto seja quase uma característica do segmento, carros com design e motores moderno, mas sem apelo off-road.
O Chevrolet Tracker em sua chegada inovou em tecnologia e segurança é um separador de águas no segmento, com todo seu estilo vamos ver se o Chevrolet Tracker consegue se manter nas primeiras posições no próximo ano com a chegada de tantas novidades no mercado de SUVs compactos.
NISSAN KICKS
O Nissan Kicks é mais um dos SUVs compactos que deve chegar diferente no ano que vem, mas enquanto isso não acontece, o SUV da montadora japonesa continua bom de briga.
Apesar de ter suas versões de entrada com uma lista de equipamentos bem enxuta, a partir da versão intermediária o estilo e conforto do Nissan Kicks tem conquistado grande parte dos consumidores do segmento.
Como todos seus concorrentes, o Nissan Kicks vende muito pelo seu design que nas versões intermediárias e topo de linha podendo vir com a pintura bicolor e dando aquele aspecto de teto flutuante que tem conquistado consumidores no Brasil e no mundo.
Com apelo a um público mais segmentado e de entrada para os SUVs compactos, o Nissan Kicks tem poucas opções em seu conjunto mecânico vindo sempre com o motor 1.6 de 16 válvulas, confiável e de baixo custo de manutenção, tração dianteira e a única alternativa de escolha para o consumidor é o câmbio que pode ser manual ou o bem ajustado CVT da Nissan.
HONDA HR-V
Com três opções de SUVs, sendo dois deles compactos, a Honda tem entre eles, o Honda HR-V no topo de seus modelos mais vendidos no segmento.
O Honda HR-V tem um público um segmento acima dos SUVs compactos de entrada, este lugar é ocupado pelo Honda WR-V que foi reestilizado recentemente e vem melhorando em vendas e deve superar seu irmão maior neste ano.
No entanto, isto deve acontecer somente até a chegada do novo Honda HR-V, que está previsto para o próximo.
FORD ECOSPORT
O mais antigo sucesso do segmento, o Ford EcoSport ainda é bom de briga, o SUV da montadora americana modernizou-se no passar dos anos e atualmente, junto com o Jeep Renegade é um dos poucos com opções de motores mais potentes e tração integral.
Com as muitas versões em nível de acabamento, câmbio e motor, o Ford EcoSport consegue manter-se na lista dos SUVs mais vendidos do país há muitos anos.
RENAULT DUSTER
O bom e barato Renault Duster nunca conseguiu conquistar os brasileiros, com isto a montadora reduziu o número de versões e trouxe o novo Renault Duster com uma única opção de motor e sem a possibilidade de tração integral.
Pelo que vemos parece ter dado certo a estratégia da montadora francesa, com o Renault Duster continuando entre os SUVs mais vendidos do país.
RENAULT CAPTUR
Baseado no Renault Duster, mas ainda sem ter sofrido as mudanças para a linha 2021, o Renault Captur disputa mercado com SUVs médios, como Chevrolet Equinox, Jeep Compass e Honda HR-V.
Também deve ser remodelado no próximo ano e pode agitar ainda mais o mercado de SUVs no Brasil.
A Karvi tem um SUV que é perfeito para você, acesse o site e veja as melhores ofertas perto de você.