Uma das grandes paixões de quem gosta de carro é levar em conta a tração do veículo, além de acompanhar as novidades que saem nessa área.
Mas as diferenças não ficam apenas na questão técnica, dos tipos de tração existentes. Ou mesmo nos comparativos sobre os impactos desses tipos no espaço interno do carro, no consumo de combustível e na potência.
Na verdade, a própria questão do valor de fabricação dos automóveis acaba sendo impactada por esse ponto. Por isso mesmo, abaixo vamos esclarecer essa pergunta que tem se tornado cada vez mais comum. Confira!
O que são e quais os tipos de tração?
A tração é a própria força que o motor gera para que as rodas consigam mover o veículo. Para isso, ela precisa ser maior do que o peso do carro somado à resistência da superfície. Por isso subir uma rua é mais difícil que descê-la.
Basicamente, existem três tipos de tração veicular. A 4×2, onde duas rodas fazem a tração, sejam as traseiras ou as dianteiras. A 4×4, todo o conjunto das quatro rodas fazem a tração.
E a AWD ou Tração Integral (a sigla quer dizer “All Wheel Drive”), que age sob demanda, podendo dedicar um percentual para as traseiras e outro para as dianteiras, por exemplo.
Por que a tração dianteira é mais barata?
Do que explicamos acima, já dá para imaginar por que a tração 4×2 é mais barata do que a 4×4 ou a AWD, em termos de engenharia automobilística.
No entanto, alguns podem se surpreender com o fato de que mesmo entre as duas possibilidades da tração 4×2 (ou seja, entre a tração dianteira e a traseira), há também uma diferença de valor de investimento por parte da fábrica.
O que se traduz em uma diferença de valor de mercado que vai pesar no bolso do próprio cliente, naturalmente.
Menos peso
Isso ocorre por várias razões, como o fato de que a tração dianteira não exige o famoso eixo cardã, que é o dispositivo que transfere a potência gerada pelo motor do carro até o eixo traseiro (no caso da tração traseira).
Além disso, o carro também acaba ficando mais leve, e seu layout é mais enxuto. Também permite a montagem do motor de modo transversal. Com tração traseira, quase sempre ele costuma ser instalado em posição longitudinal. Isso aumenta até mesmo o tamanho da dianteira.
Ou seja, também estamos falando de um chassi mais enxuto no caso da tração dianteira, e um chassi maior no caso da tração traseira.
Até no porta-malas e no assoalho do banco traseiro isso pode impactar, proporcionando mais espaço e conforto quando o layout é o da tração dianteira.
Por isso mesmo, ela é mais utilizada em modelos econômicos e urbanos. Ao passo que a tração traseira é mais comum em carros esportivos e de luxo.
Com os Karvi Certificados inspecionamos o funcionamento de 280 itens presentes nos carros usados que vendemos através da nossa rede de concessionárias. Além disso, fornecemos ao comprador uma garantia mecânica de um 1 ano. Por isso, adquirir um certificado Karvi é a forma mais segura de comprar um carro seminovo. Confira mais sobre nossa forma de trabalhar e adquira seu modelo com tranquilidade clicando aqui. |