Que gigantes da área de TI estão migrando depressa para a indústria automobilística já não é novidade. O que vem surpreendendo são as propostas disruptivas que isso pode trazer, como seria o caso do Apple Car, sem janelas comuns e com Realidade Virtual.
Além disso, também circulam informações de que o automóvel da gigante fundada por Steve Jobs poderia ser 100% autônomo. Ou seja, não apenas com piloto automático parcial, mas a ponto de sair de fábrica sem pedais e sem volante.
Alguns boatos até agora
Essa história começa nos idos de 2014, quase dez anos atrás. À altura a Apple já começou a ventilar a notícia de que estava dando início ao desenvolvimento de um projeto automotivo.
De lá para cá muita coisa aconteceu, inclusive parcerias que acabaram não vingando. A mais recente delas foi com a Hyundai, em 2021 rompida formalmente. Mas também se fala de diálogos com a Nissan.
Entre as várias promessas, existe a pauta de um veículo elétrico. Mais do que isso, ele teria uma bateria revolucionária que traria reduções incríveis de custo de fabricação e, consequentemente, de preço de mercado.
Veja também: Apple CarPlay traz funções para telas múltiplas
As patentes do Apple Car
É interessante notar que nem tudo é boato, pois é perfeitamente possível rastrear essas notícias e possibilidades, especialmente pelo registro de patentes. Trata-se do Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos.
Por exemplo, em 2017 a gigante da tecnologia registrou um projeto de formas ousadas de integrar várias interfaces no interior do veículo. Seriam displays e telas retráteis, que poderiam ser recolhidas quando não estivessem em uso.
Já em 2019 houve outra, que é justamente onde entra a questão da “ausência” de janelas no carro. A patente descreve um sistema de imagens holográficas que são projetadas nas janelas do carro e até no para-brisa.
Como em 2020 saiu outra patente, desta vez voltada para Realidade Virtual, é possível supor que os carros terão vidros que funcionarão como displays. Isso pode chegar ao ponto de substituir as janelas tal como as conhecemos hoje.
Até porque, partes do último projeto patenteado ainda falam sobre escurecimento de janelas. E não apenas para dar mais privacidade, mas também em prol de outras funcionalidades e até para controle da temperatura climática do carro.
Techs ‘patinam’ no carro próprio
Fala-se que o lançamento oficial dessa super máquina futurista pode ocorrer ainda entre 2024 e 2025. Apesar do rumor, a possibilidade é pequena para tão cedo.
A empresa não tem o know-how completo de construção de carros e muito menos de toda a legislação que envolve produzir e testar um carro em termos de segurança e outras questões.
A Alphabet, grupo que comanda o Google, que também prometia ter um carro próprio desistiu do projeto e foi ser parceira da Stellantis (ex-FCA) na Waymo, empresa que desenvolve os sistemas 100% autônomos para o futuro dos carros da marca.
Com os Karvi Certificados inspecionamos o funcionamento de 280 itens presentes nos carros usados que vendemos através da nossa rede de concessionárias. Além disso, fornecemos ao comprador uma garantia mecânica de um 1 ano. Por isso, adquirir um certificado Karvi é a forma mais segura de comprar um carro seminovo. Confira mais sobre nossa forma de trabalhar e adquira seu modelo com tranquilidade clicando aqui. |