Se você pensa em um Toyota, geralmente o primeiro que vem à mente é o sedã médio Corolla, já que ele é o carro mais vendido do mundo e também o mais comercializado de sua categoria no Brasil, ou seja, é inegável que o modelo possui um sucesso estrondoso.
Contudo, apesar de sua grande fama, também existem outras ótimas opções dentro do segmento de sedãs médios, e hoje temos o objetivo de mostrar algumas dessas alternativas que podem ser melhores que o Toyota Corolla!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Antes de começar, vale lembrar algumas informações principais sobre o modelo da montadora de origem japonesa, para que tenhamos um método de comparação.
Conjunto mecânico
A maioria das versões trazem sob o capô, o 2.0 flex aspirado que alcança até 177 cv e 21,4 kgfm, sempre com câmbio automático CVT.
Já as duas opções mais caras da gama são contempladas com um sistema híbrido flex, que combina o motor 1.8 aspirado de até 101 cv e 14,5 kgfm, com motores elétricos que entregam até 72 cv e 16,6 kgfm, rendendo uma potência máxima combinada de 122 cv. A Toyota não informa o torque combinado.
- GLI 2.0 CVT: R$ 146.390.
- XEI 2.0 CVT: R$ 152.690.
- Altis Premium 2.0 CVT: R$ 175.390.
- GR-S 2.0 CVT: R$ 176.590.
- Altis 1.8 Hybrid CVT: R$ 177.590.
- Altis Premium 1.8 Hybrid CVT: R$ 187.090.
Equipamentos
A versão de acabamento Altis Premium ganha relevância por trazer itens de série como ar-condicionado digital dual-zone, banco do motorista com ajustes elétricos, painel de instrumentos com tela de 7”, piloto automático adaptativo, faróis em LED, teto-solar elétrico, frenagem automática de emergência, farol alto automática, alerta de mudança de faixa e etc.
Agora sim vamos conhecer outros modelos dessa categoria que infelizmente está cada vez menor em nosso mercado automotivo brasileiro.
Chevrolet Cruze
Além do Corolla, o único sedã médio à venda atualmente no Brasil com um número de vendas considerável é o Chevrolet Cruze, que após a descontinuação do Honda Civic, acabou roubando o segundo lugar entre os mais vendidos da categoria.
Certamente a ausência de uma motorização turbo no Toyota pode desagradar muitos consumidores, e por isso o Cruze se torna uma opção bastante interessante.
Em qualquer versão o modelo da Chevrolet é equipado com um propulsor 1.4 turboflex de até 153 cv e 24,5 kgfm, aliado a um câmbio automático convencional de 6 velocidades.
Além do conjunto mecânico, também temos o acabamento como um ponto positivo, assim como a lista de equipamentos, que entrega como destaque, itens como sistema de permanência em faixa, frenagem automática de emergência, estacionamento automático (Easy Park), farol alto automático e sensores de ponto cego.
Por mais que alguns itens presentes no Corolla não estejam disponíveis no Cruze (a exemplo do piloto automático adaptativo), o destaque do americano é a relação entre custo e benefício, já que possui os seguintes preços:
- LT 1.4 Turbo AT: R$ 134.590.
- Midnight 1.4 Turbo AT: R$ 137.350.
- LTZ 1.4 Turbo AT: R$ 149.110.
- Premier 1.4 Turbo AT: R$ 161.430.
Volkswagen Jetta
Infelizmente hoje em dia o Jetta está disponível como zero km apenas na versão esportiva GLI, que parte de R$ 216.990 e o coloca em uma proposta de mercado bastante diferente. Porém, como seminovo o sedã médio da Volkswagen também é uma forte opção frente ao Corolla.
Assim como o Cruze, o Jetta também utiliza um propulsor 1.4 turboflex em todas as versões (com exceção da esportiva GLI), mas que neste caso alcança 150 cv e 25,5 kgfm, juntamente com uma transmissão automática convencional de 6 marchas.
O sedã da montadora alemã possui um excelente espaço interno e um porta-malas de dar inveja a qualquer um de seus rivais, chegando aos 510 L, enquanto o Toyota atinge apenas 470 L.
Entre seus principais equipamentos principais, podemos citar o piloto automático adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência, sensor de fadiga, farol alto automático, painel de instrumentos totalmente digital de 10,25”, iluminação ambiente e freio de estacionamento eletrônico.
A última linha do Jetta que contemplou as versões com motorização 1.4 250 TSI foi a 2020, que possui os seguintes valores (de acordo com a tabela FIPE):
- Comfortline 1.4 250TSI AT: R$ 138.810.
- R-Line 1.4 250TSI AT: R$ 151.948.
- GLI 2.0 350TSI DSG: R$ 195.865.
Toyota Corolla 2020 (Tabela FIPE):
- GLI 2.0 CVT: R$ 124.246.
- XEI 2.0 CVT: R$ 136.306.
- Altis 2.0 CVT: R$ 155.814.
- Altis Premium 2.0 CVT: R$ 155.814.
- Altis 1.8 Hybrid CVT: R$ 158.484.
- Altis Premium 1.8 Hybrid CVT: R$ 160.132.
Honda Civic
Até o final de 2021, o Honda Civic era vendido como 0km em diversas versões, com duas opções de motorização.
Enquanto a nova geração não chega ao nosso mercado (será lançada ainda este ano com tecnologia híbrida), o sedã médio da marca está temporariamente indisponível.
É verdade que recentemente o Civic já estava um pouco defasado em relação ao Corolla em alguns quesitos, principalmente na lista de equipamentos.
Todavia, é no custo-benefício que o Honda ganha destaque, já que possui um bom conjunto final custando bem menos que o Toyota, mesmo que a gente compare as versões mais caras com motor 2.0 aspirado de ambos.
O conjunto mecânico de praticamente todas as configurações do Civic é composto pelo motor 2.0 aspirado de até 155 cv e 19,5 kgfm, que trabalha em conjunto com o câmbio CVT (transmissão Continuamente Variável).
Porém, há também um propulsor 1.5 turbo somente à gasolina, que equipa apenas a versão de topo e alcança até 173 cv e 22,4 kgfm, também aliado a uma caixa CVT.
No interior também é possível notar um design bem mais moderno e um acabamento superior, ao menos visualmente.
Honda Civic 2021 (Tabela FIPE)
- LX 2.0 CVT: R$ 124.250.
- Sport 2.0 CVT: R$ 129.031.
- EX 2.0 CVT: R$ 132.527.
- EXL 2.0 CVT: R$ 139.405.
- Touring 1.5 Turbo CVT: R$ 166.471.
Toyota Corolla 2021 (Tabela FIPE):
- GLI 2.0 CVT: R$ 127.431.
- XEI 2.0 CVT: R$ 141.262.
- Altis Premium 2.0 CVT: R$ 161.283.
- Altis 1.8 Hybrid CVT: R$ 163.267.
- Altis Premium 1.8 Hybrid CVT: R$ 166.979.
Podemos ver que vale a pena comprar um Honda Civic por conta do custo-benefício, já que o Toyota Corolla é superior em alguns quesitos mas possui um valor mais alto.
Conclusão
O Toyota Corolla é um excelente carro e ainda consegue ter um ponto muito forte que é o conjunto mecânico de tecnologia híbrida, algo exclusivo no segmento, recebendo também o título de primeiro híbrido-flex do mundo.
Mas, é preciso lembrar também dos outros integrantes dessa categoria, pois eles da mesma forma possuem pontos muito atrativos que podem acabar atendendo melhor um determinado consumidor do que um Corolla, a depender de suas necessidades.
Encontre seu próximo carro seminovo
Com os Karvi Certificados inspecionamos o funcionamento de 280 itens presentes nos carros usados que vendemos através da nossa rede de concessionárias. Além disso, fornecemos ao comprador uma garantia mecânica de um 1 ano. Por isso, adquirir um certificado Karvi é a forma mais segura de comprar um carro seminovo. Confira mais sobre nossa forma de trabalhar e adquira seu modelo com tranquilidade clicando aqui. |