O segmento de sedãs vem sofrendo um esvaziamento acentuado nos últimos anos, como mostra a decisão da Hyundai de não dar uma nova geração ao Sonata.
A falta de interesse do público, causado pela ascensão dos SUVs, fez até mesmo com que algumas marcas encerrassem de vez suas divisões de carros de passeio.
Por isso, levantamos cinco opções de sedãs que saíram de linha mundialmente ou que deixaram de ser uma opção de três volumes aqui no Brasil
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Ford Fusion
Foi o que levou a Ford a matar o Fusion no Brasil e no mundo. O sedã era feito no México, e de lá exportado para o Brasil e diversas partes do globo.
A geração mais recente do Fusion também era gêmeo do europeu Mondeo, que também deixou de existir no Velho Mundo.
O Fusion até é figurinha conhecida nas ruas brasileiras, mas em modelos mais antigos e da geração anterior, feita entre 2006 e 2012.
O modelo seguinte, já vendeu menos e os últimos mesmo, reestilizados, são bem mais raros. As últimas safras venderam bem pouco, logo antes do Fusion discretamente sair de cena em 2020.
Ford Focus Fastback
O mesmo fim discreto teve o Focus sedã, que concorreu ávidamente com o miolo do segmento de sedãs médios. Já para o fim de sua vida, ganhou o sobrenome Fastback, após uma reestilização da terceira geração do Focus.
O modelo não sobreviveu à mudança de direcionamento da Ford e ao lançamento da quarta geração do Focus.
A nova série do modelo veio sem previsão de produção na fábrica da Ford na Argentina. Isso encerrou a carreira do Focus na América do Sul em 2019.
Hyundai Elantra
A Hyundai Caoa deixou de trazer o Elantra ao Brasil no início de 2020 após contabilizar menos de 100 unidades vendidas em 2019. O modelo foi outro a sucumbir à concorrência pesada dos SUVs da própria Hyundai e ficou para trás.
Além disso, a atual geração do modelo, ainda à venda nos Estados Unidos, deixa a desejar em motorização e tecnologia a bordo, por exemplo, o que pode explicar seu menor apelo em vendas.
Chevrolet Cruze
Apesar de ainda figurar no site e nas concessionárias da marca, o sedã Cruze é um caso curioso. O modelo já foi descontinuado no mundo todo pela GM.
O sedã era produzido no México para o mercado norte-americano, e na Ásia, ambas as linhas já paradas.
Apenas a fábrica argentina da Chevrolet continua produzindo o Cruze, e somente para atender aos mercados locais. Isso enquanto ainda houver alguma demanda.
O Cruze sedã ainda emplacou boas 1.115 unidades em abril, atrás apenas do Toyota Corolla, se valendo do fim temporário do Civic.
Os bons números devem segurar a produção por mais algum tempo, mas o futuro não é garantido.
Citroën C4 Lounge
Outro sedã feito na Argentina, o C4 Lounge teve a importação interrompida em meados de 2020. O modelo nunca foi um furacão em vendas, mas conseguiu marcar presença no mercado nacional desde o lançamento em 2013.
A partir de 2016, o modelo vinha equipado apenas com o motor 1.6 turbo flex de bons 173 cv com opção de câmbio manual ou automático de seis marchas.
Em 2018, o sedã passou por uma discreta mudança no visual, mas já havia caído no esquecimento e encerrou seus dias com vendas baixíssimas.
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