Recentemente foi comentado sobre as cópias notórias que a China vinha fazendo de alguns veículos. Após o Corvette da Chevrolet e o Beetle da Volkswagen, o Mini Cooper foi a vítima. A empresa Chinesa fez uma versão extremamente igual, do clássico que fazia sucesso antigamente.
Detalhes como o tamanho do veículo, os pára-choques cromados, espelhos, limpadores de pára-brisas cromados e até mesmo a antena, faz com que você se sinta no veículo dos anos 1960.
Vale lembrar que existem algumas diferenças, como, por exemplo a bateria que fica sob o piso do veículo, além disso, a carcaça é mais suavizada e aerodinâmica, diferente da original.
A ideia de eletrificar o Mini em 2022 foi muito elogiada pelos amantes de automóveis.
Além disso, a produção do Mini elétrico deverá começar em breve no mercado chinês, na joint venture entre a Great Wall Motors, que acabou de chegar ao Brasil e a Mini.
A empresa GWM também possui como propriedade a marca ORA, responsável por produzir os Fuscas que são clonados.
Design do Mini Elétrico
O design do “novo” Mini elétrico foi patenteado na China, como consequência a BMW perdeu qualquer chance de exclusividade e direito que poderia ter sobre o estilo retrô do compacto original.
A patente foi registrada por uma nova empresa desconhecida, a qual é chamada Beijing Estech Technology Co., Ltd..
De acordo com alguns registros de empresas públicas, essa empresa é apoiada por duas empresas relativamente conhecidas, sendo elas: a empresa de design e engenharia IAT Automobile Technology ( IAT ) e a fabricante de SUVs personalizados Karlmann King. A última empresa mencionada, é a responsável pelo SUV Karlmann King, inspirado no Ford F-450.
O mini possui um tamanho diferente do outro, de acordo com os especialistas, o tamanho é o suficiente para acomodar quatro pessoas.
O motor do veículo está localizado na parte da frente e o capô aparenta ser pouca coisa mais baixa do que o original. Além disso, o modelo possui algumas luzes de 1960 nas áreas de retenção da placa.