Trocar ou comprar um novo carro em 2022 pode ser uma tarefa difícil ou até piada de mau gosto, mas com cerca de R$ 50 mil no bolso é possível levar para casa um bom compacto, sedã e até SUV, desde que observadas certas restrições e cuidados.
Já mostramos algumas opções ainda mais em conta, até R$ 20 mil. Agora, vamos abrir um pouco mais o cofre e elevar o corte para R$ 50 mil.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
O valor é inferior ao dos modelos mais baratos do País, como Fiat Mobi e Renault Kwid. Ambos já ultrapassaram os R$ 60 mil em suas versões de entrada e estão bem longe de serem chamados de “populares” no mundo atual.
Separamos algumas opções que podem trazer conforto, segurança e até bom desempenho para o dia a dia de uma família pequena. Eles custam até R$ 50 mil e como qualquer usado, pedem uma boa inspeção antes de fechar negócio, mas valem a pesquisa.
Toyota Corolla
O Corolla é quase sempre uma boa opção de usado. O sedã tem tendência a ter sido bem cuidado pelos donos anteriores e faz jus à fama de resistente.
Por R$ 50 mil, é possível levar modelos entre 2009 e 2010, já com mais de 10 anos de estrada, algo que o Corolla suporta com facilidade. As versões se embaralham nos preços e quem vai determinar o valor final é o estado de conservação.
Nesse período, houveram sedãs com motor 1.8 ou 2.0 16v, ambos confiáveis. O 1.8 é razoavelmente mais econômico e a melhor opção para quem não quiser ficar amigo do frentista.
Volkswagen Tiguan
Esqueça EcoSport, Duster e outros SUVs mundanos. Por R$ 50 mil dá para ocupar a garagem com algo muito mais sofisticado, um VW Tiguan. O modelo da Volkswagen traz um belo 2.0 turbo de 200 cv sob o capô e câmbio de dupla embreagem que entrega excelente desempenho ao modelo.
Há unidades de sobra no mercado de usados e aproveite para procurar a que estiver no melhor estado mecânico possível. A manutenção não é das mais baratas nem simples. Ainda assim, o modelo entrega o que promete.
Chevrolet Cruze
Geralmente ofuscado pelos rivais Corolla e Civic, o Cruze surge como uma boa opção de usado com linhas imponentes. Também é uma possibilidade de ter um carro ligeiramente mais novo que os modelos de origem japonesa.
As unidades dentro da faixa pesquisada são do primeiro ano de fabricação do sedã, 2012, e quase todos com o excelente câmbio manual de seis marchas. Em conjunto com o 1.8 flex de 140 cv torna o sedã ágil e gostoso de guiar.
O Cruze é confortável, espaçoso e bem equipado, mesmo na versão de entrada. Além disso, o visual parece ter envelhecido bem, sendo menos “batido” que outros rivais.
Chevrolet Onix Joy
Para os que procuram apenas algo compacto e prático para uso diário, ou mesmo para rodar em aplicativo de viagens, é possível levar um Chevrolet Onix de entrada para casa por menos de R$ 50 mil.
Mesmo básico, o Onix Joy 2019 traz ar-condicionado, direção hidráulica e vidros e travas elétricas. O chamado “kit dignidade” é suficiente para garantir conforto no trânsito para motorista e passageiros.
O 1.0 do Onix não é um primor de desempenho, mas dá conta do recado. Câmbio e embreagem têm acionamento leve e o isolamento acústico é bom. Nem de longe ele lembra os antigos 1.0 ruidosos e lentos do passado.
Fiat Argo
A escolha pelo Fiat Argo segue o mesmo preceito do Onix sugerido acima. No caso do Fiat, ele se sobressai em alguns quesitos. Acabamento e posição de dirigir do Argo 2019 são melhores que no hatch da GM.
O motor 1.0 de três cilindros também consegue ser mais econômico e suave em altas rotações. Além disso, o modelo da Fiat tem comportamento dinâmico superior, sendo mais agradável de conduzir.
Ainda são poucas as unidades abaixo de R$ 50 mil, mas todas da versão de entrada Drive 1.0, mas elas existem. Basta procurar.