Os 10 carros mais antigos do Brasil e seus nomes são:
MODELO | ANO | UNIDADES PRODUZIDAS |
Volkswagen Fusca | 1951 | 3.367.390 |
Volkswagen Kombi | 1951 | 1.500.000¹ |
Rural Willys | 1954 | 300.000¹ |
Romi-Isetta 2 | 1956 | 3.000¹ |
DKW-Vemag Candango | 1958 | 5.607 |
Aero Willys | 1960 | 92.046 |
Simca Présidence | 1960 | 49.000¹ |
Willys Interlagos 4 | 1962 | 714 |
Volkswagen Karmann Ghia | 1962 | 445.000 |
Democrata | 1963 | 5 |
Esta lista traz os primeiros carros produzidos no Brasil, mas vale destacar que alguns deles foram primeiro importados para depois virem a ser fabricados por aqui.
Todos os lançamentos foram feitos entre os anos de 1951 e 1963, e, neste período, estes carros antigos criaram nomes que marcaram a indústria automobilística.
A inovação foi tão grande que se você observar muitas das novidades que traziam estes modelos fazem parte de nossos carros na atualidade.
- Volkswagen Fusca
Primeiro carro a chegar ao Brasil em 1951 primeiro veio importado para em 1957 começar a ser fabricado no Brasil, um dos carros antigos com o nome mais lembrado do mundo.
O Volkswagen Fusca ou Beetle como é chamado em muitos países (não somente nos de língua inglesa), é o maior ícone da indústria automobilística.
Com o sucesso alcançado já nos primeiros anos, o Volkswagen Fusca teve uma grande variedade de versões, chegando a ter uma conversível no início dos anos 1960.
Com poucas alterações no design durante seus mais de 40 anos de vida, o Fusca é o carro antigo com o nome mais lembrado.
- Volkswagen Kombi
Iniciou sua comercialização ao mesmo tempo que o Fusca e também começou a ser fabricado em 1957.
Por mais que nos pareça um recurso moderno, os carros com pintura bicolor, a Volkswagen já trazia esta opção para a Kombi em 1951.
O utilitário da montadora foi o carro produzido por mais tempo no Brasil. Tendo sua produção descontinuada em 2013 pela obrigatoriedade dos airbags no ano seguinte, isto porque a carroceria não tinha estrutura para o equipamento.
No entanto, há fortes indícios de que em 2022 pode chegar uma nova Kombi, moderna e não só com airbag, mas com tudo que há de mais tecnológico no setor automobilístico.
- Rural Willys
O Rural Willys que depois foi fabricado pela Ford e passou a se chamar Ford Rural, inaugurou o segmento de SUVs no país, em seu comercial quando lançado ele era mostrado com uma mãe levando seus filhos na escola em uma estrada de terra.
Potente e com opções de tração 4×4, o Rural Wilys também utilizava a pintura bicolor em algumas versões.
- Romi-Isetta 2
Apesar de aparecer em terceiro como carro mais antigo do Brasil, o Romi-Isetta 2, fabricado pela Indústrias Romi S.A. ele foi o primeiro carro montado no Brasil.
Baseado no modelo que foi referência para muitos minicarros econômicos, o Romi-Isetta 2 passou a utilizar um motor BMW em 1959, com isto teve melhoras no consumo percorrendo 25 km/litro de gasolina, número similar aos nossos atuais híbridos e deixando qualquer 1.0 para trás.
Obviamente trata-se de um minicarro, era leve, pequeno e de baixa potência, mas marcou uma revolução no setor automobilístico no mundo todo.
- DKW-Vemag Candango
Fabricado pela DKW-Vemag, o primeiro off-road brasileiro homenageou os operários que construíram Brasília.
Dentre os carros antigos, o Candango é o que tem o nome mais peculiar, mesmo nome dado a estas pessoas que migraram para realizar a obra.
Com muito estilo, o Candango deixou de ser fabricado com a aquisição da DKW-Vemag pela Volkswagen em 1967.
- Aero Willys
Sedan baseado na plataforma do jipe da montadora, que também cedia a base da carroceria ao Rural Willys, fez tanto sucesso no Brasil inaugurando o segmento de sedans que o projeto que inicialmente era americano foi totalmente remodelado aqui em 1963.
Dentre os carros antigos, o nome do Aero Willys significou uma mudança de paradigmas na elaboração de projetos nacionais, tanto por ser um projeto totalmente brasileiro em sua segunda geração, quanto por ser fabricado à mão.
- Simca Présidence
Primeiro carro de luxo brasileiro, o Simca Présidence tinha até um frigobar para os passageiros do banco traseiro, apesar de ser um projeto francês, o sedan fez sucesso mesmo no Brasil, chegando a ser chamado de Cadillac brasileiro.
Apesar de também ser um sedan, como o Aero Willys, os dois tinham consumidores diferentes, o Simca Présidence seria hoje o que chamamos de sedã “premium”, enquanto o Aero Willys tinha um perfil de nossos sedãs médios.
O Simca derivou uma “perua” e um cupê que também fizeram sucesso no Brasil.
- Willys Interlagos 4
Fabricado em conjunto com a Volkswagen, dentre os carros antigos teve o nome em homenagem ao Autódromo de Interlagos e inaugurou o segmento de esportivos nacionais em conjunto com o Volkswagen Karmann-Ghia.
- Volkswagen Karmann-Ghia
Se você perguntar a qualquer pessoa que admira raridades: Dentre os carros antigos, quais os nomes mais marcaram a indústria automobilística brasileira, tenha certeza que uma das respostas será o Karmann-Ghia.
Feito à mão, o Karmann-Ghia utilizava a plataforma do Fusca, mas era 30 centímetros mais longo, em 1967 houve uma versão conversível com apenas 177 unidades produzidas, tornou-se um dos carros antigos mais valorizado em nosso país.
- Democrata
Genuinamente brasileiro, o projeto Democrata praticamente não utilizava peças importadas e foi o primeiro dos fracassos de uma fábrica fundada no Brasil. Estes projetos nunca avançaram por falta de incentivo do governo;
O sedã com nome Democrata teve apenas 5 unidades produzidas, mas trazia muita inovação para o segmento naquele ano.
Agora que você sabe os carros mais antigos e seus nomes, vai buscar um para colecionar?
Sempre que temos um carro de coleção se gasta em mantê-lo e nunca é nosso carro principal, por isto, uma raridade desta deve dividir a garagem com um carro novo.