Manobras conhecidas no Brasil como “fazer zerinho”, “dar cavalo de pau” ou “fritada”, entre outras, foram severamente proibidas na Áustria.
Na verdade, não será permitido fazer nenhum movimento que tire qualquer uma das rodas da pista, ou que faça uma delas derrapar. A multa pode chegar a incríveis 10 mil euros, cerca de R$ 50 mil, e ainda levar à apreensão do veículo.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Vale lembrar que a Áustria é conhecida por ser um ponto turístico para motociclistas da Europa toda. Além de ter algumas das melhores estradas federais do mundo.
Seja como for, as manobras automotivas estão proibidas por lá, conforme a Lei Austríaca de Veículos Automotores (Austrian Motor Vehicles Act).
Parece que a ideia é realmente erradicar esse tipo de prática, pois a penalidade é severa: o valor da multa começa em 300 euros e pode chegar até 10 mil euros. Além disso, também existe o risco de o veículo ser apreendido por até três dias.
Proibições
Além de “cavalo de pau” e “zerinho” (que lá eles chamam de donut), manobras que podem ser feitas de moto ou de carro, a lei também proíbe fazer burnouts (aqui chamamos, em algumas regiões, de “fritada” ou “borrachão”).
Essa manobra também pode ser feita de carro ou de moto. Ela consiste em manter o veículo quase imóvel mas com as rodas girando a todo vapor, o que produz bastante fumaça e às vezes até fogo.
No caso específico das motocicletas, as infrações mais citadas são duas. O famoso wheelie (empinar ou “dar um grau”), e também o stoppie (tirar a roda traseira do chão com freadas da dianteira, o que no Brasil chamamos de “RL”, de “Rear Lift”).
Daí a descrição técnica de que todas as rodas do veículo devem permanecer na via o tempo todo, sem derrapar jamais. Isso enquadra todas as possibilidades proibidas.
Lembrando que no Brasil essas manobras também são proibidas. A lei as define como “exibição de manobra perigosa, com deslizamento ou arrastamento de pneus”, conforme artigo 175, entre outros, do nosso CTB (Código de Trânsito Brasileiro).