No dia 23 de maio, a Uber anunciou um recurso que dará segurança a seus motoristas. O número de roubos a motoristas uber aumentou significativamente e com isso, a marca buscou encontrar soluções para auxiliá-los.
De acordo com o que foi divulgado, a nova medida protetiva solicitará ao usuário uma selfie, a qual será nomeada como U-Selfie. Inicialmente, essa solicitação será aplicada apenas para os usuários que optarem por realizar o pagamento no dinheiro e precisará ser enviada antes mesmo de iniciarem a corrida.
O aplicativo já realiza algumas verificações de segurança como a análise do CPF na base de dados do Serasa Experian, certificação de documentos de identidade (RG ou CNH) e agora para todos que não informarem um meio de pagamento digital (crédito ou débito) a selfie será solicitada.
Qual o intuito da Uber ao solicitar a Selfie?
Vale lembrar que a selfie não será compartilhada com os motoristas no momento da corrida e por medidas de segurança, também não serão divulgadas posteriormente.
Essa solicitação visa registrar a imagem da pessoa solicitante para armazenar nos servidores da Uber para que eles possam fazer verificações com as autoridades, caso seja necessário e solicitado por meio de um pedido judicial.
A gerente de Operações de Segurança da plataforma, Araceli Almeida comentou sobre esse recurso e mencionou que acredita ser algo muito importante, pois a Uber entende que é importante aprimorar a segurança das viagens e não apenas para os usuários, como aos motoristas também.
De acordo com eles, a Selfie vem para auxiliar junto à verificação do CPF, pois assim os usuários terão mais tranquilidade e os motoristas se sentirão mais seguros.
No mês de Abril haviam feito um anúncio, onde apresentavam algumas mudanças no cartão de viagens, onde mostraria o endereço de destino de forma detalhada, evitando que sejam encaminhados a locais de risco. Até pouco tempo atrás, apenas a região do destino final era divulgada no ato da solicitação e aceite da corrida.