Alinhamento e balanceamento, são dois procedimentos indispensáveis, tanto para a sua segurança, quanto para seu bolso, já que podem evitar muita dor de cabeça.
Estar com os dois procedimentos em dia é essencial.
Mas, você sabe para o que realmente eles servem? Quais são as diferenças entre eles? Por que são tão importantes?
Bom, é isso que vamos ver neste artigo.
Alinhamento
Este é um procedimento que, basicamente, é responsável por alinhar as rodas do carro.
O alinhamento então corrige os ângulos das rodas, para que possam ficar alinhados entre si com o volante.
Sabe aquele momento em que o carro começa a puxar para um lado, enquanto se dirige, não ficando em linha reta?
Então, esse é um dos sinais de um carro desalinhado.
O desalinhamento pode ocorrer por causa de impactos repentinos, causados por buracos na pista, ou por desvios feitos de forma brusca.
Um carro desalinhado pode ter muita dificuldade em realizar curvas, além de o motorista ter menos controle do veículo. Dois aspectos que impactam, e muito, na sua segurança.
Porém, ao fazer o alinhamento, se deve ter em mente que cada fabricante especifica os ângulos certos das rodas de seus carros, pois pensam no melhor desempenho que os modelos podem oferecer.
Sendo assim, o alinhamento é personalizado para cada tipo de carro.
Além da segurança, algumas vantagens de se fazer o alinhamento incluem:
- O aumento da vida útil do pneu, pois são menos expostos a desgastes desnecessários;
- Ajuda na economia de combustível, já que as rodas ficam mais tempo em contato com o solo, aumentando assim a fricção;
- Dá mais controle e segurança na direção, evitando acidentes em curvas.
Balanceamento
Às vezes, por uma série de motivos, o carro começa a receber mais peso de um lado específico.
Isso então gera uma descompensação dos pneus de um lado, ocasionando problemas como tremores no veículo ou o surgimento de muito barulho.
Tal problema acontece, pois os pneus possuem muita borracha, então, enquanto uns recebem mais peso do que os outros, podem ocorrer variações do tamanho do diâmetro das quatro rodas.
É então que o balanceamento entra em cena.
Este procedimento tem como objetivo corrigir o problema, distribuindo o peso dos pneus igualmente entre todas as rodas, usando contrapesos de chumbo.
Existem duas formas de balanceamento:
- Estático: é feito com todas as rodas do veículo imóveis;
- Dinâmico: é feito com todas as rodas girando em alta velocidade. É interessante saber que feito o balanceamento dinâmico, não é necessário se fazer o estático;
Qual a diferença entre alinhamento e balanceamento?
Os dois procedimentos, geralmente, são feitos de forma conjunta e em equipamentos de alta precisão. Por isso, podem ser facilmente confundidos entre si.
Mas não se engane, cada um trabalha um problema diferente.
O alinhamento apenas olha para os ângulos das rodas e sua posição entre si, para ajustá-las de acordo com o padrão da fabricante.
Já o balanceamento trabalha com a diferença entre as rodas e os pneus, a fim de distribuir melhor o peso entre o carro.
O alinhamento então serve para dar maior controle do veículo para o motorista e evitar desgastes desnecessários dos pneus. O balanceamento distribui o peso entre as rodas, evitando que os pneus não sejam distorcidos e tremores aconteçam no veículo.
Alinhamento e balanceamento, quando fazer?
As montadoras, geralmente, recomendam fazer os dois procedimentos a cada 10.000 km rodados. Já alguns profissionais recomendam uma vez a cada ano.
Porém, você pode precisar fazê-los antes ou depois, levando em conta aspectos do seu uso no dia-a-dia.
Mas, é recomendado fazer o alinhamento e o balanceamento em situações como:
- Os pneus forem trocados ou foi feito um rodízio deles;
- Sentir uma vibração no carro, não apenas no volante, mas em outras partes como painel e chão;
- Depois de um choque muito forte na pista, principalmente depois de passar por cima de buracos;
- Desgaste dos pneus muito fora do comum, além dos pneus apresentarem desgastes desiguais;
- O carro pende mais para um lado ou para outro quando dirige, não ficando em linha reta;
Quanto custa o alinhamento e o balanceamento?
Primeiro, o serviço de alinhamento e balanceamento pode variar de preço, pois depende muito da região que se está ou da oficina mecânica escolhida.
Porém, existe uma média de preço praticada, que vai de R$80 a R$250.
Pode também existir a necessidade de se fazer a troca dos pneus, caso estejam muito desgastados ou tortos demais. Algo que pode aumentar ainda mais o preço do serviço.
Além disso, esses dois procedimentos são rápidos, não duram mais do que três horas para serem realizados.
Agora que você já sabe sobre os dois procedimentos, você sabe se seu carro está bem alinhado ou balanceado?
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