Muitos motoristas não sabem o que ocorre quando atrasam o pagamento do licenciamento. E pensando nisso separamos algumas informações para ajudar a resolver a situação e informar o que pode acontecer se os documentos continuarem fora de ordem.
Ao atrasar o licenciamento do seu veículo, o motorista poderá receber uma multa gravíssima no valor de R$ 293,47. Além disso, receberá também sete pontos em sua CNH.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Vale lembrar que em seu nome também poderá constar dívidas ativas, visto que não poderá pagar o IPVA. Nessas situações, uma das consequências mais graves é a apreensão do seu veículo. Isso poderá ocorrer a qualquer momento após o atraso. E para retirá-lo do pátio, somente com o pagamento de tudo que estiver atrasado.
Taxa de juros do licenciamento
Na maioria dos estados a taxa de juros que é estabelecida pela Secretaria da Fazenda pode variar. Em São Paulo, por exemplo, essa multa diária tem o valor de 0,33%. Em casos de atrasos superiores a dois meses, essa taxa aumenta para 20%. Além dessa taxa é aplicado juros mensais de 1% ou acompanhando a taxa Selic, caso ela seja maior de 1%.
Calendário de pagamento
Você poderá visualizar no site do Detran as informações e calendários, visto que cada estado possui uma forma de considerar as datas de cobrança. Vale lembrar que a tabela de carros, caminhões e motos são diferentes.
Como pode ser feito o pagamento do licenciamento?
O pagamento pode ser realizado no início do ano com o IPVA e DPVAT. A antecipação é permitida quando não há restrições ou débitos em aberto.
Como pagar o licenciamento atrasado?
A quitação da sua dívida poderá ser feita de três formas, sendo elas:
- Internet
- Caixas eletrônicos
- Agências dos bancos credenciados.
Poderá emitir um boleto diretamente no site do Detran de seu estado. Lembrando que é necessário ter em mãos o número do Renavam de seu automóvel, sem ele não será possível qualquer emissão.