No Brasil existe uma lei que permite que as Pessoas com Deficiência (PCD) física, visual, auditiva, mental severa ou profunda, ou com transtorno de espectro autista, recebam a isenção do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) na aquisição de veículos zero-km.
Entretanto, o governo só permite esse direito de isenção a cada 3 anos, e se por acaso um PCD tiver seu veículo roubado, furtado ou sofrido perda total, ele precisará aguardar o término do prazo para novamente ter o direito e poder comprar um outro carro com desconto.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Os taxistas também possuem a isenção do IPI, mas no caso deles ela está disponível a cada 2 anos, e se uma dessas eventualidades ocorrer, o governo libera o benefício antes do término do prazo.
Pensando nisso, a senadora Mara Gabrilli (PSDB – SP) apresentou em 2019, o PL (Projeto De Lei) 1.238/2019.
Ele pretende alterar essa condição e então liberar uma nova isenção do imposto para o público PCD que perder seu carro em um acidente com perda total, roubo ou furto.
Por mais que o projeto seja de 2019, ele só foi aprovado pela Comissão De Assuntos Econômicos (CAE) no último dia 24 de maio, agora sendo encaminhado à votação na Câmara Dos Deputados.
Benefícios atuais para PCD
O consumidor PCD que quiser comprar um carro atualmente tem a isenção de IPI se o modelo não tiver um motor maior que 2.0 e não ultrapassar a casa dos R$ 200.000 (considerando os impostos inclusos).
Esse novo teto de 200 mil para o abatimento do IPI foi aprovado no final de 2021 e estará em vigor até o dia 31 de dezembro de 2026.
M é importante ressaltar que o desconto do ICMS continua limitado aos R$70.000, e como atualmente não existe nenhum carro automático por menos de 70 mil reais no Brasil, podemos considerar que ele é praticamente inútil.