Na hora de comprar um carro novo, seja 0 km ou usado, o test-drive é um dos momentos mais importantes e indispensáveis do processo de compra. É ali em que o comprador terá oportunidade de contato físico com o carro, dirigi-lo, sentar ao volante e “sentir” o carro, algo que poderá ser crucial na hora de fechar negócio.
Isso porque hoje é fácil conseguir informações sobre qualquer carro on-line. Basta uma busca na internet e consegue-se saber a ficha técnica completa, com dimensões, números de potência e outros dados suficientes para indicar qual pode ser o melhor veículo num determinado segmento.
Há ainda as avaliações da imprensa especializada, que também ajudam muito a indicar os melhores modelos e mostrar quem nem sempre os números dizem tudo sobre um automóvel.
E é justamente por isso que o test-drive é tão importante. A pesquisa prévia ajuda muito antes da compra, a definir com mais precisão que modelo, ou ao menos que tipo de modelos se está à procura. Mas só um encontro ao vivo dirá se você conseguirá se acomodar bem nos bancos, se conseguirá se entender com a central multimídia ou com os comandos, ou até mesmo encontrar uma posição confortável para dirigir.
Test-drive provador
Num carro mais novo, onde a preocupação com defeitos no motor, ou ruídos com suspensão é menor, use o test-drive como se fosse um provador de roupas. Veja se você se sente bem no carro, se ele é o que você pensava quando viu pelas fotos, e não tenha vergonha em dizer que mudou de ideia, afinal, é uma compra e tanto.
Ajuste os espelhos, os bancos, manobre o carro. Se a garagem de casa for apertada, leve a fita métrica. Já pensou chegar em casa e o carro não caber? Se o carro for de uso familiar, procure soluções práticas e segurança para crianças, como fixação isofix e veja se é fácil colocar e tirar uma cadeirinha, por exemplo.
Veja se você se sente bem ao volante, afinal, além da quantia gasta, você irá conviver com o veículo diariamente por um bom tempo. O interior deve ser agradável ao seu gosto e útil às suas necessidades. Dê uma olhada no porta-malas e veja se ele cabe suas compras de mês, o carrinho do seu bebê ou suas bagagens de quando viaja.
São qualidades que nem sempre as tabelas e fichas técnicas conseguem informar com precisão, e apenas o contato físico com o veículo podem indicar. Também são percepções pessoais, de acordo com o gosto e condições próprias de cada proprietário.