Alguns nem sequer olham para essa parte do carro, a não ser quando fura um pneu ou acontece algo grave. Mas para alguns os tipos de rodas e aros são uma verdadeira ciência. Por isso mesmo, veja abaixo as diferenças entre roda de aço, liga leve, titânio, cromada e “spinners”!
De modo convergente, por aqui também já falamos sobre parafusos antifurto para rodas: entenda seu funcionamento e as vantagens. E tratamos dos veículos que contam com esterçamento nas 4 rodas: como esses carros funcionam? E até sobre como medir o tamanho dos pneus do automóvel. Não perca!
Rodas e aros: funções e os clássicos de aço e liga leve
Para os amantes de rodas, não é só o material dela que importa em si mesmo, mas também os aros. Afinal, eles são a parte visível do conjunto. E, mais do que o design, eles têm a função de sustentação e ligamento com o eixo de giro do carro, por meio dos parafusos.
Além disso, a borda da roda também tem o papel fundamental de aperto em relação aos pneus. Ela é a aresta que pressiona a borda interna do pneu. O tipo mais comum de roda e de borda é o feito de aço, por ser também o mais em conta e bastante resistente.
Só que não há uma preocupação estética nele. Além disso, as rodas de aço são consideradas muito pesadas, quando comparadas a outras opções. Aí mesmo é que surge a opção das rodas e aros de liga leve, feitas de alumínio. Também há opções de magnésio, ou de uma liga com os dois elementos.
Além da aparência mais vistosa, o fato de elas serem mais leves permite vantagens em termos de aceleração do veículo. Inclusive, o alumínio e o magnésio compensam isso na frenagem, já que a aderência é maior em termos de travagem. Na verdade, até o sistema da suspensão agradece esses benefícios.
Rodas e aros: as opções ainda mais diferenciadas
Outra opção de rodas e aros, que também tornam o conjunto mais atraente e mais eficiente, é a alternativa feita de titânio. Esse é um metal bem diferenciado, que consegue ser extremamente resistente e, ainda assim, leve. Além de sua beleza, coisa que faz ele ser usado no universo de joias.
Isso já explica por que alguns motoristas gostam dessa alternativa. Inclusive, mais recentemente surgiram rodas de uma liga que inclui titânio e níquel. O grande diferencial é que elas foram feitas por impressora 3D. Falando em joias, outra opção de roda é a das feitas em estilo cromado.
Essas são extremamente brilhosas, e favorecem o esforço de lustramento. Neste caso, inclusive, mesmo os especialistas confessam que o motivo de aplicação do material é bem mais a aparência do que propriedades realmente diferenciadas. Porém, com o tempo elas podem envelhecer de modo opaco e feio.
Por fim, há também as rodas e aros de tipo “spinners”, que se consagraram sobretudo nos idos de 1990. Mas que ainda são aplicadas atualmente. Trata-se daquele conjunto em que os aros têm autonomia e circulam mesmo depois da roda parar. Esse efeito é bem interessante para quem gosta de tuning.