Devido ao alto fluxo de veículos nas ruas, o governo implantou os radares e rodízios. Entretanto, alguns motoristas tentam burlar esses sistemas e utilizam alguns recursos para que não sejam penalizados.
Era possível encontrar inúmeros motoristas de motocicletas, tampando as placas com as mãos ou até mesmo, com alguma outra placa que cobriria a informação original. Nos automóveis, era mais difícil realizar esse trâmite, tendo em vista que o motorista não fica tão próximo a placa do automóvel.
Porém, esse problema foi solucionado com a nova tática disponível no mercado: adesivo anti radar.
Como funciona?
Esse adesivo é aplicado sobre um ou mais caracteres da placa, para modificar o que está escrito. Por exemplo: um 6 poderia facilmente virar um 8 com este adesivo. Isso altera a placa, mudando a identificação do veículo.
De acordo com o que foi divulgado, o adesivo tem um revestimento que faz com que reflita a luz infravermelha emitida nos radares atualmente.
Qual o valor?
O kit é vendido em um conjunto de sete películas. Sendo elas, custeadas em um valor abaixo de R$100. Por mais que seja ilegal, esse adesivo tem sido comercializado em diversos sites da internet.
É crime?
Conforme informado pelo advogado Marco Fabrício Vieira, membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o uso desses instrumentos que burlam a lei não é caracterizado como crime. Entretanto, os motoristas que forem flagrados utilizando, estão sujeitos ao recebimento de multa.
A utilização de equipamento, dispositivo ou suporte eletrônico ou mecânico que pode ocultar, impedir ou dificultar a captação ou leitura dos caracteres da placa de identificação veicular, caracteriza a infração prevista no Inciso III do Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro.
A multa para esse ato é de natureza gravíssima, conta com sete pontos na carteira, remoção do veículo e R$293,47.
Contudo, vale enfatizar que caso essa alteração tenha sido feita para penalizar outro veículo, é considerado uma conduta criminosa. É algo que pode até mesmo levar o condutor à prisão.