O NHTSA, principal órgão de segurança do trânsito americano, confirmou mais uma morte relacionada aos air bags defeituosos da Takata nos Estados Unidos. É a 23ª vítima no total, e quarta somente em 2022.
Segundo o órgão, o acidente foi causado pela ruptura do air bag do motorista de um Honda Accord 2002 envolvido num acidente.
“Pare o que estiver fazendo para ver se seu carro possui um air bag defeituoso da Takata. Se tiver, marque a substituição gratuita o mais rápido possível”, são as palavras da Administradora Ativa do NHTSA, Ann Carlson. “Se o air bag se romper num acidente, pode matar você ou alguém que você ama, ou deixá-lo em situação crítica, com sequelas para a vida.
As marcas envolvidas no recall gigantesco devem receber os clientes com os veículos afetados e substituir os air bags problemáticos gratuitamente.
O problema foi descoberto em 2013 e envolve dezenas de milhares de carros no mundo todo, inclusive no Brasil, e está entre os maiores escândalos da história da indústria automotiva.