Já se foi o tempo em que airbags eram luxo ou artigo opcional. Hoje em dia, com o aumento no valor dos carros de entrada, todos os veículos já vêm com eles. Até porque, desde 2014 a lei também obrigou o artigo como item de série.
Ao menos os airbags frontais para motorista e passageiro. Nem é para menos, haja vista a utilidade pública que eles prestam ao mundo todo. Só que na prática há quase 10 tipos de airbags. Adiante você entende todos eles!
O que é importante saber?
Os vários tipos de bolsas de ar oferecem diversos graus de proteção. Além disso, é preciso entender um pouco melhor o funcionamento deles, até para evitar que o artigo se torne inútil ou mesmo perigoso.
Sem airbags laterais, por exemplo, os obrigatórios por lei (frontais) não ajudam a pessoa caso haja uma colisão na coluna do carro. Do mesmo modo, mesmo que haja a bolsa inflável compatível, o ocupante deve estar bem posicionado no banco.
Isso inclui desde cinto de segurança até os pés devidamente apoiados no assoalho. Em caso de os pés e as pernas estarem em local errado, a situação pode se agravar. Um erro muito comum é colocá-los no painel, no caso do passageiro.
Airbags frontais
Esse é o tipo obrigatório no Brasil, que remete às bolsas infláveis duplas, do motorista e do passageiro. Seu foco é proteger o rosto e o peito da pessoa, sendo que ele se enche conforme o nível da colisão ocorrida.
Airbags laterais
Esses também são relativamente conhecidos. Seu objetivo principal é proteger a lateral do tronco das pessoas, da altura da cintura até abaixo do pescoço. Por isso, as bolsas são instaladas na altura da porta do carro.
Airbags de tipo cortina
Aqui já começamos a entrar em opções mais premium. Claro, pacotes de airbags completos, dos joelhos aos tetos, são exclusivos de carros de luxo.
Por isso, os de tipo cortina já são mais raros. É o modelo instalado na altura das colunas do carro, podendo ir lateralmente da primeira à última. Tal como uma cortina em uma janela comum, eles protegem as pessoas dos vidros que se estilhaçarem.
Airbags centrais
A bolsa inflável central fica acoplada entre os bancos. Portanto, o objetivo não é conter algo que venha de fora do carro, mas sim aquilo que está dentro.
Ou melhor, quem está dentro, já que em grandes colisões ou capotamentos é comum as pessoas se chocarem entre si. Com esse airbag, tal impacto diminui consideravelmente.
Airbags de joelhos
Quem já viu um carro após ele colidir de frente, sabe que a coluna de direção do veículo pode se voltar contra o motorista. Ela é o sistema que vai do volante às rodas, daí que tenha uma queda que fica à altura dos joelhos.
Essa bolsa de ar ainda não é tão conhecida no Brasil, mas seu funcionamento é meio óbvio. Embora pareça se tratar de um simples luxo, também é algo que pode fazer a diferença na defesa das pernas das pessoas.
Lembrando que, nesse quesito, a Toyota Hilux saiu na frente. Uma vez que as gerações atuais já saem de fábrica com esse item.
Airbags de vidro traseiro
Se as bolsas infláveis de joelho ficam instaladas na frente, essas são infladas à altura dos encostos de cabeça do banco traseiro. Como o nome sugere, seu foco é conter o estilhaçamento do vidro detrás dos carros.
Naturalmente, isso pode proteger a cabeça dos passageiros. Ou mesmo o contato com esse estilhaçamento por parte de bebês e crianças de cadeirinha.
Airbags de cinto de segurança
Aqui as crianças também ganham protagonismo. Como durante uma viagem elas podem acabar saindo da posição correta de uso do cinto, essas bolsas de ar podem ajudar e muito.
Mesmo no caso de adultos, a diminuição do aperto que o cinto de segurança ocasiona durante uma colisão é viável. Após acidentes, não é raro o cinto deixar uma marca de sangue pisado na região do uso.
Airbag de teto solar
Outro cuidado extra contra estilhaçamento de vidro é este, das bolsas de ar instaladas em modelos de carros que contam com teto solar.
Além disso, já se viu caso de motoristas serem lançados para fora do veículo do carro pelo teto solar. Embora seja raro, pode acontecer durante capotamentos graves. Por isso, esse airbag ocupa toda a área que fica acima da cabeça dos ocupantes.
Airbags de capô
E que tal pensar também no pedestre, que pode ser atropelado por qualquer motorista e se acidentar gravemente? Pois é, em países de primeiro mundo e em carros de luxo a bolsa inflável de capô já é praxe.
Esse airbag fica acoplado de modo a poder se armar entre a extremidade inferior do para-brisa e a tampa do capô. Assim, uma pessoa que fosse atingida pelo para-choque e rolasse por cima do carro, teria esse amortecimento.
Aqui quem se destacou foram dois modelos. O Volvo V40 e a Land Rover Discovery Sport.