Após intensa pressão do ministro italiano Adolfo Urso, responsável pelo Comércio e pelo “Made in Italy”, a Alfa Romeo anunciou a mudança do nome de seu primeiro SUV elétrico de Milano para Junior. Em resposta às críticas sobre o uso de um nome italiano para um carro produzido na Polônia, a marca decidiu realizar um rebranding menos de uma semana após o lançamento do veículo.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!O embate teve origem na acusação de que batizar um carro de “Milano” e produzi-lo fora da Itália violava a legislação italiana de 2003, que proíbe indicações enganosas que possam confundir os consumidores, especialmente quando se trata de referências geográficas italianas. O ministro Urso destacou que isso seria uma prática falaciosa, principalmente considerando as leis que regem produtos como queijos e outros alimentos.
A decisão da Stellantis em alterar o nome do carro é uma tentativa de evitar uma escalada nas tensões entre a empresa e o governo italiano. Este último tem pressionado a Stellantis a aumentar sua produção na Itália, buscando atingir a marca de 1 milhão de veículos fabricados por ano no país.
A relação entre a fabricante e o governo tem sido marcada por desafios, com a Stellantis buscando mais incentivos e o governo italiano enfatizando a importância de manter a produção local. A decisão de renomear o SUV parece ser uma resposta não apenas às demandas legais, mas também às necessidades políticas e comerciais, buscando evitar uma ruptura total.
Adolfo Urso expressou satisfação com a mudança de nome, considerando-a como “boas notícias” em meio às tensões anteriores. A administração da Alfa Romeo, sob o guarda-chuva da Stellantis, optou por não comentar imediatamente as declarações do ministro.
O SUV é o terceiro modelo fabricado sobre a mesma plataforma dos Jeep Avenger e Fiat 600e, e contará com duas versões elétricas e uma híbrida. As elétricas podem ter 156 cv ou 240 cv, enquanto a híbrida usa um motor 1.2 turbo a gasolina e um motor elétrico que juntos geram 140 cv.