Provavelmente você já ouviu falar em alinhamento e balanceamento, não é?! Essas duas práticas realmente são importantes e necessárias, mas as vezes acabam sendo “empurradas” por algumas oficinas e concessionárias sem real necessidade. Veja como funciona os dois procedimentos, e quando é preciso realizá-los.
Primeiramente é importante lembrar que balanceamento e alinhamento são diferentes, e embora muitas vezes sejam feitos juntos, nem sempre é necessário incluir os dois serviços na mesma ocasião.
Alinhamento
O que é?
O alinhamento é um serviço realizado para manter a centralização do volante em relação às rodas.
Quando precisa ser feito?
O serviço precisa ser feito ao constatar que o veículo está se direcionando sozinho para algum lado, defeito conhecido como “puxando para algum lado”. Para identificar o problema, o ideal é manter o veículo em uma superfície plana e em linha reta, e depois soltar o volante por alguns instantes para notar se o carro puxa para algum dos lados ou se mantém a trajetória correta.
As montadoras automotivas costumam recomendar o serviço nas revisões periódicas, geralmente a cada 10.000km.
Quando verificar?
Devido à pratica simples para inspecionar se há algum problema maior, é ideal que se confira frequentemente, principalmente após sofrer uma pancada forte na suspensão em algum buraco ou obstáculos do tipo.
O desgaste assimétrico do pneu também pode indicar uma falha no alinhamento. Em uma oficina especializada, recomenda-se a verificação técnica a cada dez mil quilômetros ou em alterações nas rodas e pneus.
Como é feito?
O serviço de alinhamento basicamente direciona as rodas nos ângulos corretos para que elas fiquem totalmente alinhadas ao volante, ambos indo para a mesma direção.
Balanceamento
O que é?
O balanceamento consiste em dividir corretamente o peso da roda, evitando que ele seja distribuído de forma desigual em suas partes.
Quando precisa ser feito?
Geralmente é necessário realizar o serviço quando há desgaste irregular dos pneus ou quando o volante vibra, principalmente em velocidades mais altas.
Trocas de pneus, pastilhas de freio e peças da suspensão também podem exigir o serviço corretivo. As montadoras também recomendam o serviço a cada 10.000km.
Quando verificar?
Assim como no caso do alinhamento, é preciso verificar com certa frequência. Quando um dos dois serviços é realizado, também é importante conferir o estado do outro.
Como é feito?
Existem duas formas de realização do serviço de balanceamento, a estática e a dinâmica.
Como diz o próprio nome, a primeira prática é feita com o conjunto totalmente estático, sem movimento.Já o procedimento dinâmico é praticado com o conjunto em rotação, e permite a correção de falhas mais profundas que o primeiro método não é capaz de corrigir.
Vale lembrar que ao conseguir o serviço dinâmico, a função do estático é automaticamente realizada, e não há necessidade de realizá-lo de forma separada.
Conclusão
Alinhamento e balanceamento devem ser feitos principalmente quando o condutor constatar vibrações ao volante ou notar que o veículo está “puxando” para algum lado.
Porém, é importante relembrar que os serviços também devem ser feitos em revisões com intervalo de 10 mil quilômetros e ao realizar modificações no conjunto de rodagem do veículo, como a troca de pneus.
Lembre-se também que ao realizar um serviço, o outro deve ser verificado, mas isso não implica na obrigatoriedade de execução dos dois sempre que um deles for feito.