Todo mundo que tem carro já deve ter ouvido falar na necessidade de amaciar os freios ou mesmo a embreagem. Mas ainda tem muita gente que não sabe do que exatamente se trata a necessidade de amaciar pneus novos.
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Na verdade, essa é uma recomendação de fábrica, que chega a constar no manual de alguns modelos. A recomendação é dada não apenas para os carros 0 km, mas também para qualquer pneu novo. Mesmo quando instalado em carro usado.
Como o pneu é algo essencial para o desempenho de qualquer carro e para a segurança de todo condutor, decidimos escrever este artigo. Aqui esclarecemos do que exatamente se trata e como amaciar os pneus novos. Acompanhe!
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Por que amaciar os pneus?
O processo de produção dos pneus é universal. Na finalização da confecção, o pneu é sempre extraído de um molde. O processo gera uma camada de excesso de borracha.
Essa sobra é chamada de camada desmoldante. O problema é que ela compromete a aderência que foi designada para aquele modelo de pneu. Algo que ocorre porque ele não está exatamente como deveria estar.
Dito de outro modo: o atrito desejável entre a banda de rodagem do pneu e o asfalto é algo que vai ficar comprometido. Isso até o pneu ser amaciado e perder esta camada.
Como vimos, as pastilhas recém-instaladas em um sistema de freios também precisam se assentar nos discos. Senão a eficiência da frenagem ficará reduzida. Para que isso ocorra satisfatoriamente, são necessárias algumas dezenas de quilômetros rodados.
Isso é válido em todos os casos de pneus novos, mas sobretudo se o carro for pegar estrada, onde o risco de fazer curvas em alta velocidade ou mesmo enfrentar pistas molhadas é bem maior.
Assim, se o carro já pode aquaplanar mesmo com pneus perfeitos e bem amaciados, imagine com pneus novos e comprometidos por camadas desmoldantes. A diferença é que aqui não se exige dezenas, mas sim centenas de quilômetros.
Na prática, o mais indicado é que um pneu novo circule entre 300 km e 500 km. Só depois disso a peça se encontrará em perfeitas condições, atingindo 100% do seu desempenho em termos de aderência e segurança.
Como amaciar o pneu, afinal?
É certo que muitos opinadores e até alguns técnicos vão dizer que é excesso de zelo você amaciar o seu pneu. Isso quer dizer que você deveria apenas redobrar sua atenção até eles atingirem a média de 500 km rodados.
Mas é interessante notar que é bem conhecido o costume de alguns pilotos de competições automobilísticas. Eles simplesmente dão uma boa lixada na banda de rodagem dos pneus novos antes de entrar na pista e dar o seu máximo.
Para um carro comum de passeio ou de uso rotineiro, talvez o lixamento não precise ser artificial, mas sim feito com o tempo. De qualquer modo, como se diz, o seguro morreu de velho, não é mesmo?
Quando trocar os pneus?
Você já sabe quando revisar os pneus? Quem disse a cada 10 mil quilômetros acertou em cheio. Já o momento exato da troca é um pouco mais complicado.
É preciso que os frisos (também chamados sulcos) tenham uma profundidade maior do que 1,6 milímetros. Quando eles ficam abaixo disso, é porque as bandas de rodagem já estão muito baixas e o pneu pode começar a derrapar.
Mas fique calmo, não é preciso medir os frisos do pneu com uma régua ou coisa parecida. Basta verificar os famosos indicadores TWI (Tread Wear Indicator, justamente, “Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem”).
Geralmente, eles se encontram dentro do próprio friso, que são de fábrica e que não devem chegar à altura da banda de rodagem. Tanto que se um guarda de trânsito verificar essa infração, você pode ser multado.
Afinal, rodar por aí com pneu careca é infração grave, conforme art. 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro. Além da multa de R$ 195 e perda de 5 pontos na CNH, você pode ter o veículo apreendido até regularizar o caso.
Outra dica de ouro é fazer o rodízio dos pneus dianteiros com os traseiros. Isso também pode ser feito a cada 10 mil quilômetros. Isso evita um desgaste desproporcional que costuma acontecer nas peças da frente, sobretudo do lado de fora.
Considerações finais
Pronto, agora ficou claro até que ponto falar sobre amaciar os pneus novos é algo exagerado, e até que ponto pode fazer sentido. Sobretudo quando consideramos o tipo de uso que você vai fazer do veículo nos primeiros 500 km rodados.
Também indicamos, logo acima, como amaciar os pneus novos, como saber a hora de trocá-los e, assim, evitar multas e penalidades previstas no Código de Trânsito.