A tecnologia automotiva não para de evoluir, e com o sistema de suspensão não é diferente. Por isso se tornou importante falar sobre amortecedor ajustável. Abaixo você entende melhor como ele funciona e quais são suas vantagens reais. Confira!
Só lembrando que, por aqui, também já falamos sobre amortecedor, mola e suspensão. No sentido de quais são as funções de cada um e quando revisá-los. Também abordamos qual tipo de cuidado o sistema de suspensão merece na hora da manutenção do carro.
Amortecedor ajustável: o mecânico e o eletrônico
Atualmente já não existe apenas um tipo de suspensão. Na verdade, os carros mais luxuosos, e alguns modelos esportivos, contam com amortecedores ajustáveis. Na prática, eles têm um desempenho bastante diferenciado.
O que eles vão permitir é que você faça uma regulagem customizada e inteligente do tipo de uso. Ou seja, o desempenho dos amortecedores vai mudar conforme o tipo de desafio. O que pode variar conforme os pisos enfrentados. Ou segundo a carga transportada.
O amortecedor ajustável pode ser de dois modelos, o eletrônico e o mecânico. Os eletrônicos ou “ativos” são mais tecnológicos ainda. Por meio de um simples botão você já deixa o sistema de suspensão mais macio e confortável para os ocupantes do veículo.
Quer dizer, “macio” se a demanda for essa, ou então mais “rígido”, caso você precise de maior estabilidade. No Brasil, só veículos de topo de linha mais nobre usam a tecnologia, à base de fluido ferromagnético. O segundo modelo é o mecânico, menos elaborado.
Na verdade, ele é ajustável sim, porém de modo manual, literalmente falando. Então, é preciso parar o carro para “ajustar” o sistema por meio de ferramentas específicas. Curiosamente, no Brasil ele é mais inviável que o outro, por ser importado.
Amortecedor ajustável: outras tecnologias
Se os amortecedores ajustáveis eletrônicos já parecem tecnológicos, você não imagina as demais tecnologias que têm surgido na área. Por exemplo, uma que liga o sistema de suspensão às câmeras de assistência ao motorista.
Qual o resultado? É bem simples: o carro se torna capaz de “escanear” as vias à frente e ajustar os amortecedores de modo inteligente. Na prática, o sistema ainda une tecnologia hidráulica com pneumática, sob direcionamento da central eletrônica do carro.
Além do nível de segurança e conforto, o sistema chega a ajustar a altura do carro em relação ao chão. Por fim, há outra tecnologia ainda melhor, porém em fase de testes e desenvolvimento. É a do “chassi inteligente”, que vai além.
Com ela o sistema escaneia não apenas a estrada à frente e suas imperfeições, mas também as curvas adiante. Ou seja, as forças de longitude e latitude que atuam sobre o carro nas frenagens e acelerações serão reduzidas. Incrível, não?!