Claro que os seus hábitos e modos de lidar com a direção fazem toda diferença. Assim como comprar itens de marcas boas, com garantia e confiabilidade. Ainda assim, muitos se perguntam se é possível realmente ampliar a vida útil dos pneus. Sim, é possível. Abaixo, veja 5 modos infalíveis de fazer isso!
De maneira semelhante, por aqui também já falamos sobre as siglas dos pneus: AT, MT, HT e SUV, você entende o que elas realmente significam? Falamos sobre como medir o tamanho dos pneus do carro, o que pode fazer toda diferença na prática. E até sobre qual é a marca de pneu mais vendida no Brasil. Não perca!
1. A necessidade de uso
O primeiro grande alerta quando o assunto são os pneus é lembrar que nenhuma borracha pode ficar muito tempo parada. Ainda mais com o peso do carro trabalhando contra ela. Por isso, rodar regularmente com o veículo é indispensável para realmente ampliar a vida útil dos quatro pneus.
2. A pressão de cada um deles
A calibragem dos pneus é outro ponto bastante delicado e que pede nosso cuidado constante. Por isso, é preciso verificar sempre se cada um deles está com a pressão correta, especificada no manual do proprietário.
Lembrando que não se faz isso no “olhômetro” apenas, pois um pneu perde boa parte da pressão sem parecer “murcho” ou irregular. Então, o ideal é ir à bomba de calibragem semanalmente, no máximo quinzenalmente.
3. O alinhamento e o balanceamento
Aqui, vale lembrar que não é mexendo apenas nos pneus que se mantém os quatro itens em dia, não é mesmo? Realmente, para ampliar a vida útil deles é preciso entender o impacto que o sistema de suspensão causa no dia a dia.
No caso, a engenharia do carro prevê isso, mas não se o alinhamento e o balanceamento não estiverem certos. Então, a cada 10 mil km rodados, faça um check-up desses fatores. No máximo a cada 15 mil km rodados, se quiser realmente ficar tranquilo.
4. Saber ficar de olho
Falando em aparência, embora não seja possível se guiar apenas pelo “olhômetro”, é claro que isso também não significa ignorar sinais evidentes. De fato, qualquer bolha ou protuberância estranha nos pneus é outro fator que já pede revisão e visita à borracharia.
O mesmo vale para eventuais cortes, perfurações pequenas e até as cores dos pneus. Às vezes nem se trata de perder a peça inteira, pois há reparos aconselháveis que podem ser feitos. O que importa mesmo é observar sempre os quatro pneus. Inclusive, abaixando para vê-los de perto, com ajuda de uma lanterna.
5. Saber fazer a troca
Por fim, ninguém prometeu que um pneu deveria ser eterno, então aceite isso e saiba como administrar a troca que é incontornável. Para começar, lembre-se do famoso rodízio de pneus, que inclusive já explicamos melhor aqui no blog. Isso já amplia a vida útil dos itens.
Depois, existe a troca propriamente dita, cujo maior conselho consiste em ser realizada em todo o conjunto ao mesmo tempo. Então, nada de ir trocando aos poucos para economizar, porque no longo prazo você acabaria no prejuízo. É melhor trocar todos os quatro ao mesmo tempo.