Quem é fã do setor ou simplesmente precisa manter-se informado sobre ele, certamente cruza sempre com esse nome. Trata-se da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, geralmente referida pela abreviação Anfavea. Mas afinal, o que ela faz e qual o seu papel no universo automotivo?
Confira as melhores ofertas de carros seminovos
De maneira convergente, por aqui também já falamos sobre o Código de Trânsito Brasileiro: o que ele é e para que serve, afinal? Falamos sobre o que é o Detran e qual o seu papel [2023]. E até mesmo sobre o Dia Nacional do Trânsito: quando é, qual sua origem e a sua motivação principal? Não perca!
Anfavea: origem e interesses principais
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores foi fundada em 1956, no dia 15 de maio. Em parte, sua história se confunde com a da própria indústria de veículos brasileira. Tanto que o início dessa indústria se dá oficial e historicamente em 16 de junho de 1956, um mês depois.
A indústria surge na esteira das medidas presidenciais de Getúlio Vargas e de Juscelino Kubitscheck. Especialmente com a fundação da GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística). Isso mostra o peso da Anfavea, que surgiu um mês antes. Depois, em menos de 10 anos o cenário sofreria uma revolução.
Já em meados de 1960 nossa indústria automotiva contava com mais de 1200 fabricantes de autopeças. Além de 11 montadoras operando em solo nacional. Ainda hoje, cabe à Anfavea unir essas empresas que fabricam autopeças e automóveis no Brasil, dos comerciais leves aos caminhões e ônibus.
Sem falar que ela também abrange o universo do maquinário agrícola e da área de construção civil. O que vai desde tratores e colheitadeiras até retroescavadeiras e afins. Ou seja, a Anfavea ajuda a defender os interesses e necessidades desse ecossistema corporativo e industrial automotivo.
Anfavea: outras atividades e atuações
Luiz Carlos Moraes, nome forte da Mercedes-Benz no Brasil, é presidente da Anfavea desde 2019 | Imagem: reprodução.
Além de ser uma entidade que defende a representação corporativa e industrial do setor automotivo, a Anfavea acumula outras funções igualmente importantes. Por exemplo, ela atua como instituição de pesquisa e desenvolvimento cultural.
Na prática, ela promove e patrocina debates e palestras sobre novidades do setor automotivo. Também produz levantamentos e estudos basilares no segmento. Isso implica a investigação e compilação de dados e estatísticas referentes ao desempenho da área.
Esse caráter mais cultural se concentra sobretudo na Carta da Anfavea, que é uma publicação realizada mensalmente. Ali outras instituições do setor, universidades, jornalistas e interessados em geral encontram subsídios ligados à indústria automotiva e à produção de veículos como um todo.
Basicamente, isso reforça a identidade nacional perante um mercado cada vez mais globalizado. E ajuda no próprio desenvolvimento industrial, tecnológico, econômico e até social do Brasil. Desde 2019, o presidente da Associação é Luiz Carlos Moraes.