Dia 20 de janeiro. Essa data pode não significar nada para muitas pessoas, mas para muitos fãs e colecionadores, é um dia de comemoração! O dia 20 do primeiro mês do ano virou o “Dia Nacional Do Fusca”, em 2022 representando 63 anos desde o início da produção do modelo aqui no Brasil!
Para comemorar o recente aniversário do Fusca, nesta matéria você vai relembrar os principais pontos que o automóvel teve ao longo de sua carreira!
História do Volkswagen Fusca
Embora muitas pessoas ainda não saibam, o modelo era primeiramente chamado de Volkswagen Sedan. A partir de 1950 ele começou a ser vendido no Brasil e produzido através de regime CKD, ou seja, o Fusca vinha completamente desmontado da Alemanha e era montado em nosso país, mas o fato curioso é que inicialmente a empresa responsável pela montagem era a Brasmotor, e não a Volkswagen.
Veja também: VW Fusca de R$ 2,5 milhões: conheça o Milivié 1
Três anos depois, em 1953, a Volkswagen começou a montar o modelo em seu galpão localizado no Ipiranga (São Paulo), que começou suas atividades em 23 de março do mesmo ano e tinha apenas 12 empregados. As peças continuaram vindo do país alemão, e de acordo com a VW, nesse galpão foram produzidas 2.820 unidades entre 1953 e 1957, sendo 552 da Kombi e as outras 2.268 do Sedan (Fusca).
Somente no dia 3 de janeiro de 1959 que a montadora alemã iniciou a fabricação do Sedan no Brasil, já na planta Anchieta, em São Bernardo Do Campo (SP).
A fábrica foi inaugurada oficialmente em 18 de novembro de 1959, contando com a presença do então presidente da república, Juscelino Kubitschek, do governador de São Paulo, Carvalho Pinto, e os presidentes da Volkswagen da Alemanha (Heinrich Nordhoff) e do Brasil (Friedrich Wilhelm Schultz-Wenk).
Veja também: Fusca chinês elétrico tem função considerada machista
Contudo, na verdade a fábrica já havia estreado em 2 de setembro de 1957, com a primeira unidade da Kombi produzida no Brasil, que tinha 50% das peças importadas.
Na época, com o Fusca a montadora teve dificuldades para atingir o grau de nacionalização de 54% previsto pela lei, pois faltavam fornecedores de peças. De acordo com a marca, 8.406 unidades foram vendidas em 1959.
O motor 1.300 chegou em 1967, enquanto o novo motor 1.500 veio em 1970. O propulsor menor saiu de linha em 1984, passando a ser equipado com o mais moderno 1.600, além de receber também freios a disco na dianteira.
A produção do Fusca foi encerrada em 1986, pois a marca dizia que era um modelo muito obsoleto. Entretanto, ele voltou a ser fabricado em 1993, pois o então presidente Itamar Franco incentivou os carros populares no Brasil com isenções e diminuições de impostos, rendendo assim o apelido de “Fusca Itamar” ao automóvel.
Essa segunda produção durou até 1996, quando a Volkswagen encerrou suas vendas ofertando uma versão especial chamada de Série Ouro, limitada a 1.500 unidades.
Sua fabricação no México continuou até 2003, quando saiu de linha completamente no mundo todo.
Uma legião de fãs
O Fusca, anteriormente chamado de Sedan, conquistou muitos fãs ao longo de sua trajetória, principalmente por ter sido um carro de baixo custo que se tornou muito popular em diversos países. Por conta disso o modelo da Volkswagen virou alvo de muitos colecionadores, que conservam várias unidades e modelos diferentes do Fusca até hoje.
Fusca Azul
Uma brincadeira muito popular entre os brasileiros é a famosa “Fusca Azul”, que consiste em dar um tapinha leve no ombro do amigo mais próximo toda vez que um modelo desses passar na rua.
A nova geração do Fusca
Em 1997 a montadora alemã lançou uma espécie de segunda geração do modelo de sucesso, então chamada de New Beetle (Apelido do Fusca).
No Brasil ele chegou apenas em 1999.
O novo produto trazia linhas arredondadas inspiradas na primeira geração, mas com um aspecto muito mais moderno e tecnológico.
Se o primeiro modelo surgiu para ser popular, o mesmo não ocorreu com o lançado posteriormente, já que era muito mais refinado e compartilhava plataforma com o hatchback Golf, além de trazer um motor 2.0 dianteiro, enquanto o primeiro Fusca tinha motor boxer alocado na traseira.
Um facelift ocorreu em 2006, durando em nosso mercado até 2011. Entretanto, em novembro de 2012 a montadora apresentou a terceira geração do modelo, agora recebendo novamente o nome de Fusca.
Essa geração mais moderna, conhecida como “Novo Fusca”, trouxe a conhecida motorização 2.0 TSI, turbo flex que rendia 200cv e 28,5 kgfm, acoplada à transmissão manual de 6 marchas ou automatizada de dupla embreagem, também com 6 velocidades, batizada de DSG.
Esse modelo mais recente ficou marcado pelo ótimo desempenho, conquistando então um grande público jovial, que aprecia muito o Novo Fusca e realiza diversas modificações mecânicas para o deixar ainda mais potente e entregar uma melhor performance.
A aceleração de 0 a 100 km/h ocorria em apenas 7,3 segundos, enquanto a velocidade máxima atingia 210 km/h. Infelizmente ele se despediu do mercado brasileiro em 2017, já que tinha poucas vendas por atender a um público muito específico e mesmo assim custar muito.
Conclusão
Todos os modelos do Fusca fizeram história, embora as duas últimas gerações não tenham conseguido alcançar boas vendas aqui no Brasil, ainda com uma vantagem para a mais recente. Amado por muitos, certamente o popular da Volkswagen sempre terá muitos fãs ao redor do mundo todo.