Quando o Apple CarKey saiu, vários carros já forneciam a opção do condutor entrar no veículo sem o uso direto das chaves (bastava levá-la no bolso, por aproximação). Até a partida e a direção já podiam ser realizadas assim.
Contudo, o Apple CarKey vem se diferenciando cada vez mais como uma opção integrada, especialmente por fazer parte do CarPlay, que é o sistema da Apple que quer abraçar todas as funcionalidades digitais dos veículos.
O avanço da plataforma CarPlay ficou ainda mais claro recentemente, quando a Apple fez um pronunciamento sobre o iOS 16 e anunciou que até o painel de controle do carro vai ser integrado com a central multimídia que ativar o software da marca.
Aí é que entra o diferencial do CarKey, essa chave veicular digital que permite desbloquear o carro por meio do iPhone ou mesmo do Apple Watch, e que vai muito além disso.
Emprestar carro com restrições
Para começar, ao instalar o aplicativo no seu smartphone e centralizar ali a função de chaves automotivas digitais, será possível cadastrar mais de um carro.
Assim, você acessa o CarPlay e diz qual veículo você quer destravar ou ligar, com apenas um movimento do dedo. Outra funcionalidade é a do iMessenger, que permite que você “empreste” a chave veicular digital para alguém.
Assim, outras pessoas da casa podem usar o mesmo carro, ou mesmo um amigo pode assumir o controle em uma situação emergencial. Basta, para isso, enviar o código de liberação por SMS para o smartphone da pessoa.
Incrivelmente, isso ainda permite que você personalize o acesso desse condutor, determinando níveis de uso do carro.
Por exemplo, se a pessoa abrirá apenas o porta-malas, se tem acesso às portas do automóvel e se poderá dirigi-lo. Ou ainda, a velocidade máxima que poderá ser atingida e a altura do som disponível.
E se falta sinal ou bateria?
O dispositivo da Apple trabalha por aproximação, mas não precisa da internet. Então, se você estiver offline ou o sinal oscilar, você usará as funções normalmente. E em caso de roubo ou perda, é possível ativar/desativar a função pelo iCloud.
Como o aparelho funcionará não só para abrir o carro ou dar a ignição, mas também como chave presencial constante, há o risco da bateria do celular acabar, certo? Neste caso, a autonomia do veículo é de 5 horas, depois disso é preciso que o celular volte à ativa.
Vale lembrar aqui o papel do Apple Watch. Afinal, com seu relógio inteligente também já é possível integrar as funcionalidades do CarKey, dispensando a presença do smartphone e facilitando ainda mais o uso.
Quem pode usar o CarKey?
O aplicativo funciona a partir do iOS 13.6 e do WatchOS 6.2.8. Os veículos compatíveis começam com a BMW série 5 2021, já que essa foi a primeira montadora a fechar parceria com a Apple.
Depois, a fabricante alemã já incluiu modelos como X5, X6, X7, X5M, X6M, Z4 e vários outros. Além dela, a Hyundai e a Kia Motors já prometeram modelos que suportarão o CarKey ainda em 2022.
Lembrando que, como a base do aplicativo é o CarPlay, que já tem diversas montadoras em parceria, tudo indica que o CarKey pode tomar o mesmo rumo.