Já se foi o tempo em que o foco do CarPlay era apenas um modo de integrar o som do carro com as músicas do smartphone. Cada vez mais as plataformas vêm se unindo e permitindo uma interação bem mais ampla.
Agora, a notícia é a de que o novo sistema da Apple para os carros terá múltiplas telas e várias camadas de interação, abraçando de vez a digitalização dos veículos.
Integrando o painel de instrumentos
Enquanto falava do iOS 16, na famosa feira WWDC (Worldwide Developers Conference) que ocorreu ainda nesta semana, a Apple anunciou paralelamente que também tem grandes projetos para o futuro do CarPlay.
Durante o evento, a marca manteve suspense sobre vários pontos. Mas com o pouco que foi apresentado já dá para entender o quanto a integração entre as funcionalidades do smartphone e dos veículos vai crescer.
Por exemplo, ficou claro que até o painel de instrumento digital dos carros vai interagir com a central multimídia que tiver o CarPlay ativado.
Ou seja, além das chamadas telefônicas, das músicas, da Siri, dos mapas e afins, tudo indica que funções como quilometragem, autonomia do tanque, pressão dos pneus, trava das portas, climatização e tantas outras farão link com o sistema da Apple.
Quando a novidade vai sair?
Ao mesmo tempo, o nível de personalização também aumentou. O que vai permitir não apenas a escolha do design e dos temas, mas também dos widgets que vão montar a interface que o motorista determinar.
Neste caso, os exemplos vão desde players de música distintos, passando por previsão do tempo até notícias como atualizações da bolsa de valores. Basicamente, o motorista configura sua “área de trabalho”, que aliás pode espelhar a do iPhone.
Os detalhes desse lançamento devem sair só no segundo semestre, junto com o iOS 16. Já os carros compatíveis com o novo sistema estão previstos apenas para o fim de 2023.
Um ponto interessante é que a Apple quer desenvolver seus próprios carros. Coisa em que, aparentemente, o know-how do CarPlay pode vir a ajudar.