Por mais que as pinturas contenham algumas camadas de proteção, riscos e arranhados podem aparecer na carroceria do seu carro. Para te ajudar e evitar isso, montamos um guia mostrando pontos que você deve evitar para não correr perigo de riscar o seu veículo.
Se por acaso ele já estiver com esse tipo de avaria, confira também o que pode ser feito para corrigi-la!
O que pode causar riscos na pintura?
É preciso tomar alguns cuidados para evitar que isso aconteça, e muitos desses riscos aparecem por motivos que muitos proprietários nem desconfiam!
Um dos casos mais comuns acontece na lavagem do automóvel, seja ela feita por funcionários de um lava-rápido ou até mesmo pelo proprietário na própria residência. Isso ocorre pois a bucha utilizada para esfregar o carro pode acumular areia, o que pode riscar a pintura quando passá-la em outros locais.
Por conta disso, o ideal é que a lavagem comece no teto e desça de forma progressiva, deixando as regiões extremas inferiores por último, já que é ali que geralmente se encontra a maior parte de areia, terra ou semelhantes, por estar mais próximo das rodas e do chão.
Outro costume que pode causar arranhões é ficar encostado no carro, pois sua roupa pode conter alguma peça metalizada, como um zíper, que pode acabar riscando o veículo.
Evite também colocar objetos sobre o automóvel, pois algum deles pode causar danos à pintura, por mais que sejam leves e pouco perceptíveis.
Quais riscos possuem reparo?
Tudo depende da gravidade do dano, que pode afetar uma das 3 seguintes camadas da pintura: a tinta, o primer e o verniz. O primeiro é o verniz, que serve para proteger a tinta, que vem logo em seguida. Por último há o primer, que é a base.
Se o risco for muito profundo, é possível que o primer da pintura tenha sido atingido, o que torna necessária a repintura da peça. Caso ele seja mais leve, um simples polimento ou até mesmo um enceramento pode resolver todo o problema e eliminar o arranhão.
Vale ressaltar que a recomendação é que o veículo seja polido no máximo quatro vezes ao longo de sua vida útil, pois esse procedimento diminui a espessura do verniz, que acaba ficando menor e então deixando de entregar a devida proteção necessária à pintura.
Quais produtos tiram riscos do carro?
1. Cera Automotiva
Para riscos mais leves, a cera pode erradicar o defeito. Usada para realçar o brilho da pintura, geralmente elas também são capazes de remover pequenos arranhões ou manchas presentes na carroceria.
Se você possui dúvidas de qual comprar, confira nossa matéria sobre as melhores ceras automotivas do mercado brasileiro.
2. Massa Fina
A massa fina deve ser utilizada apenas por pessoas que possuem um bom conhecimento na área de polimento, pois se trata de um material bastante abrasivo, o que pode danificar a pintura caso o processo seja feito de forma errada.
Diversos cursos são ofertados com essa finalidade, até mesmo por empresas que vendem esse tipo de produto.
Caso a massa seja utilizada, o ideal é que o procedimento seja cumprido em toda a peça que contém o risco, para evitar diferenças no tom da cor
3. Lixa
É recomendado que o uso da lixa seja feito apenas por um profissional, pois mesmo sendo usada com água, ela poderá causar danos maiores após um erro, retirando toda a camada do verniz, por exemplo. Se o descuido for grande, até mesmo a tinta pode ser removida ao usar a lixa.
Conclusão
Além dos produtos já citados, algumas fabricantes também oferecem algumas soluções de “tira riscos”, mas eles não costumam entregar um resultado tão eficiente quanto os métodos citados anteriormente.
Se você está com o carro riscado, avalie a situação do dano. Uma boa forma de fazer uma avaliação prévia é passando levemente a unha por cima do risco, para notar a espessura e a gravidade do defeito, detectando se o mesmo é superficial ou não.
Após a avaliação, procure um profissional para correção do problema apresentado na pintura.
E se você deseja adquirir um carro seminovo certificado, aprovado em um processo de revisão de 280 itens, confira as ofertas disponíveis na Karvi. Aqui você pode encontrar os melhores veículos com as melhores opções de pagamento.