Já que o sistema automotivo de refrigeração vem para trazer conforto, quanto mais tecnológico ele for, melhor, certo?! Aí é que vem a ideia do ar-condicionado de 1, 2 ou 4 zonas. A intenção é justamente oferecer uma experiência bem melhor para todos.
Também já falamos por aqui sobre as diferenças entre ar-condicionado manual, digital e automático. E sobre uma nanotecnologia que promete revolucionar a área. Agora, para entender mais sobre as 4 zonas, basta seguir adiante!
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Ar-condicionado de 4 zonas: o que é, afinal?
Num país tropical como o nosso, é fundamental falar sobre o ar-condicionado do carro. É claro que um veículo com 4 zonas ainda é uma opção de luxo. Mas vale lembrar que o próprio ar-condicionado, algumas décadas atrás, era algo assim.
Hoje ele está bem mais disseminado, então é de supor que as 4 zonas também vão se popularizar. Falando nisso, o melhor modo de compreender essas opções é por comparação. A opção mais simples, de 1 zona, foi a mais produzida por muitos anos.
Ela é muito comum no ar-condicionado manual, em que você só controla a temperatura e a ventilação. Já no automático, você controla graus mais precisos. Além de contar com sensores que lidam com o fluxo de ar e sua estabilização na cabine.
É também aí que surge a possibilidade de falar de zonas de temperatura. Ou seja, não apenas uma zona, mas sim duas, três ou quatro, cada uma com variadas temperaturas. No caso de duas zonas, há ajustes nos dois bancos da frente. No caso de três ou quatro zonas, há também para o banco traseiro. Com quatro zonas, cada ocupante do banco de trás pode escolher sua temperatura individualmente.
Ar-condicionado de 4 zonas: exemplos e gastos
Não só o ar-condicionado de quatro zonas já é um item de luxo, como há opcionais nesse setor. Por exemplo, versões ainda mais avançadas contam com controle de tela sensível também para as saídas traseiras. Assim, os próprios passageiros controlam suas opções.
Por outro lado, ao menos já é cada vez mais comum ouvir falar no ar-condicionado “dual zone”. Hoje é possível encontrá-lo em opções como Peugeot 208 (Allure ou Grifffe). Ou o VW Golf Comfortline (com Pack Comfort e Elegance) e muitos outros.
Tais como Ford Focus SE Plus, Kia Cerato, Citroën C4 Lounge Tendance, Nissan Sentra SV e Jeep Renegade Longitude. Também é comum ouvir que o ar-condicionado de duas ou quatro zonas gastaria mais combustível. E teria custos gerais elevados.
Na verdade, vários modelos contam com dois conjuntos ou sistemas de vazão, tendo compressores e filtros duplos. Neste caso, o gasto não é maior do que o tradicional. Já os 2 ou 4 zonas mais simples, com caixa única e bipartida de ventilação, podem gastar mais.