Já ouviu dizer que os sorvetes foram inventados para o inverno? Pois é, parece contraditório, mas com o ar-condicionado do carro é igual, ao menos no sentido de que ele é super indicado também para os dias mais frios.
Então, para entender melhor todos os motivos para usar e como cuidar desse dispositivo no inverno, basta seguir adiante!
Custo-benefício e saúde do ambiente
Primeiramente, o custo-benefício do ar-condicionado aumenta e muito nas épocas mais frias do ano, já que a demanda pela venda e pela manutenção caem. Ainda assim, há vários outros motivos para usá-lo no inverno.
Por exemplo, o controle de germes e a renovação do ar no interior do carro, sobretudo para quem tem alergia. Pois além de controlar a umidade do ar o equipamento também controla o nível de partículas e sujeiras.
Sem falar no conforto térmico, já que deixar o veículo mais quentinho é um modo de tornar qualquer viagem mais tranquila e satisfatória. Lembrando que a temperatura ideal para isso deve ficar em torno dos 19 ou 23 graus.
Algo muito acima disso pode ocasionar o famoso choque térmico quando você for sair do carro. E muito abaixo seria um desperdício, já que provavelmente não traria grandes diferenças em relação à temperatura ambiente.
Veja também: Saiba quais são as doenças que impossibilitam você de dirigir
Basicamente, essas são as duas funções principais da maioria dos modelos disponíveis: a ventilação e o aquecimento. Cada uma com sua vantagem e benefício específico. Sendo que a primeira é a mais simples, e a segunda bem complexa.
Sim, pois o aquecimento demanda o famoso “ar-condicionado reverso”, que opera a mudança quente/frio, indo do desempenho dos dias de calor para os de inverno.
Como cuidar dele no inverno?
Para começar, os filtros da evaporadora (por onde sai o ar) devem ser trocados tanto no verão quanto no inverno. O fato de a umidade do ar estar mais baixa e a temperatura bem abaixo não muda nada nesses termos.
Até porque, a refrigeração do ar causa condensação da água e um acúmulo que pode gerar fungos e bactérias. Além disso, os equipamentos de tipo quente/frio, que são os indicados para o inverno, pedem cuidados atípicos.
Por exemplo, nunca mudar de uma função para a outra de cara. Na verdade, se você for passar do quente para o frio (ou o contrário), é recomendável que desligue o aparelho e espere cerca de 3 minutos.
Só depois de ligar novamente você pode fazer a mudança da opção de temperatura. Por fim, lembre-se que a regra de manter as portas e janelas do carro fechadas também continuam valendo neste caso.
Portanto, seja na função de ventilar ou na de aquecer, feche o carro todo antes de ligar o ar-condicionado. Isso vai garantir um ambiente mais confortável, mais seguro e também mais econômico.
Com os Karvi Certificados inspecionamos o funcionamento de 280 itens presentes nos carros usados que vendemos através da nossa rede de concessionárias. Além disso, fornecemos ao comprador uma garantia mecânica de um 1 ano. Por isso, adquirir um certificado Karvi é a forma mais segura de comprar um carro seminovo. Confira mais sobre nossa forma de trabalhar e adquira seu modelo com tranquilidade clicando aqui. |