O pneu do carro é um dos assuntos mais importantes do universo automobilístico. Por isso mesmo, saber como medir o seu aro é outro ponto interessante.
Também assim, por aqui nós já falamos sobre mitos e verdades nessa área, como acerca do rodízio de pneus. Ou sobre a famosa história de amaciar os pneus. Agora, basta seguir adiante para entender a importância do aro e como calcular essa medida!
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Como conferir o aro do pneu do carro?
O aro nada mais é do que o diâmetro do pneu do carro, medido em polegadas ou centímetros. Por ser uma informação importante, ela está contida no próprio pneu, em sua lateral, também chamada de flanco.
Aliás, há um padrão internacional de dispor de várias informações de medida ali, na mesma ordem. Basicamente, ela é a terceira numeração, conforme:
- Largura do pneu;
- Altura do pneu;
- Diâmetro do aro;
- Índice de carga;
- Índice de velocidade.
Ou seja, após a largura e a altura, o diâmetro do aro é a informação mais relevante. Ainda assim, porém, alguns podem ter dificuldade para identificar. Sobretudo porque essas informações costumam ser dispostas de modo mais técnico.
Então, você vai encontrar uma sequência mais ou menos assim: 235/40 R18. Ou, outro exemplo, 215/55 R17. E aí, qual o aro no primeiro e no segundo caso? Acertou quem disse, respectivamente, aro 18 e aro 17. A letra R que vem na frente é de “radial”.
Isso quer dizer que esse pneu não é diagonal. É a diferença entre ele usar lona ou malha de aço. As letras de índice de carga e de velocidade também são importantes. Mas esse já é assunto para um outro dia.
Como medir manualmente o aro do pneu?
Por fim, também é bastante útil saber como medir manualmente. Seja porque você não encontrou ou não conseguiu interpretar os números do flanco. Seja por qualquer outro motivo que possa ocorrer em alguma situação adversa.
Neste caso, lembre-se do que falamos: o aro é o diâmetro do pneu do carro. Sim, pois diâmetro, por sua vez, nada mais é do que a distância entre dois pontos. Neste caso, desde uma ponta da parte interna do pneu, até a outra.
Você pode até usar uma régua, mas uma trena seria melhor. Afinal, a linguagem universal dos pneus costuma ser em polegadas, não em centímetros. E as trenas têm essas duas medidas, facilitando consideravelmente o esforço.
Ao fim, uma breve listinha dos pneus mais vendidos hoje em dia revela o seguinte:
- Michelin Aro 16 (205/60 R16 96W, linha Primacy 4);
- Bridgestone Aro 15 (185/60 R15 84H, linha Ep150 Ecopia);
- Bridgestone Aro 18 (245/40 R18 97Y, linha Potenza S001 Runflat);
- Michelin Aro 16 (205/55 R16, 91V, linha Primacy 4);
- Michelin Aro 17 (215/55 R17 94V, linha Primacy 3).