Geralmente quem procura por picapes também valoriza aquelas que oferecem tração 4×4. Indispensável em terrenos mais complicados, a tração nas quatro rodas é uma grande aliada para quem mora longe das cidades e precisa transitar por estradas de baixa aderência, como terra ou lama.
Mesmo que muitos acabem nem usando com frequência esse item, tê-lo disponível para utilizar quando for preciso é uma comodidade muito grande, oferecendo mais segurança para o condutor. Por conta disso fizemos uma lista com 8 picapes 4×4, mostrando detalhes de cada uma delas!
Resumo
Modelo | Preço Inicial | Preço Final | Conjunto Mecânico |
Chevrolet S10 | R$179.690 | R$280.390 | 2.5 Flex AT6 / 2.8 Diesel MT6 ou AT6 |
Ford Ranger | R$199.590 | R$299.490 | 2.2 Diesel MT6 ou AT6 / 3.2 Diesel AT6 |
Volkswagen Amarok | R$264.190. | R$310.490. | 2.0 Biturbo Diesel AT8 / 3.0 V6 Diesel AT8 |
Nissan Frontier | R$214.990 | R$284.890 | 2.3 Diesel MT6 / 2.3 Biturbo Diesel AT7 |
Toyota Hilux | R$208.090. | R$306.990. | 2.8 Diesel MT6 ou AT6 |
Mitsubishi L200 | R$202.990 | R$288.990 | 2.4 Diesel MT6, AT5 ou AT6 |
Fiat Toro | R$127.990. | R$200.890. | 1.8 Flex AT6 / 1.3T Flex AT6 / 2.0 Diesel AT9 |
RAM 2500 | R$427.990 | 6.7 Diesel AT6 |
Chevrolet S10
Uma das picapes 4×4 mais populares do Brasil, a Chevrolet S10 possui ótimos números de vendas em um mercado com diversas concorrentes. E o que faz da S10 um carro de sucesso?
Com muitos itens de segurança e conforto para o condutor e os passageiros, a picape da Chevrolet oferece bom desempenho em todos os tipos de terrenos e estradas. No off-road ela usa todo seu potencial, com seletor de tração com as posições 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida, assistentes de subida e declive e controles de estabilidade e tração.
Seu sucesso é merecido, já que conta com uma das melhores relações de custo-benefício dessa categoria de picapes médias, pois é boa em praticamente todos os quesitos.
Conjunto Mecânico
O motor pode ser 2.5 flex de até 206cv e 27,3 kgfm, ou então 2.8 diesel de 200cv e 51 kgfm.
A transmissão é sempre automática com o motor 2.5, enquanto o 2.8 pode receber manual ou automática.
Versões
A versão mais barata do modelo é a Advantage 2.5 Flex Automática, por R$179.690. Porém, as alternativas com tração 4×4 começam na LTZ 2.5 Flex 4×4 Automática, que custa R$224.490.
Na mais cara High Country 2.8 Diesel 4×4 Automática o valor parte dos R$280.390.
LTZ 2.8 Diesel 4×4 Automática.
Confira as ofertas da Chevrolet S10 na Karvi: inserir link
Ford Ranger
A Ford Ranger é uma picape que foca na quantidade de equipamentos e na tecnologia embarcada. Com versões bastante variadas, quem precisa dirigir em diferentes terrenos tem essa picape como grande aliada, sobretudo em trechos alagados, já que ela é dotada da melhor capacidade de submersão da categoria, com 80cm!
A versão Storm traz um visual mais aventureiro e pneus off-road, também visando o custo-benefício. Já a Black traz motorização a diesel mais fraca, porém em uma faixa de preços que a concorrência oferta somente motor flex.
Conjunto Mecânico
A Ford não oferece mais motores flex para a Ranger, portanto ela é sempre equipada com propulsor a diesel. O motor inicial é o 2.2 de 160cv e 39,3 kgfm, trabalhando com o câmbio manual ou automático. Há também a motorização 3.2 de 200cv e 47,9 kgfm, sempre com transmissão automática.
Versões
A primeira versão é chamada de XL CS (Cabine Simples) 2.2 Diesel 4×4 Manual, e custa R$199.590. A mais cara Limited 3.2 Diesel Automática, também com tração 4×4, é ofertada por R$299.490.
Black 2.2 Diesel Automática.
Encontre sua Ford Ranger de preferência na Karvi: inserir link
Fiat Toro
A Fiat Toro é uma picape com estilo inconfundível, e concorre em um segmento intermediário, que fica um pouco abaixo da camionetes médias. Sendo muito confortável e com lista de equipamentos muito generosa, ela consegue fazer muito sucesso, sendo mais vendida que qualquer uma das concorrentes médias. Podemos ver que realmente há motivos plausíveis para esse tremendo sucesso.
Versões
Apesar de trazer tração 4×4 com reduzida desde a versão Endurance 2.0 Diesel Automática (R$166.490), vale lembrar que um uso off-road não é exatamente a melhor aptidão da Toro, pois a Fiat direcionou suas vendas ao consumidor que busca uma picape para um uso mais urbano, corriqueiramente necessitando passar por obstáculos off-road medianos.
A primeira versão é a Endurance 1.8 Flex Automática, vendida por R$127.890. Na mais cara Ultra 2.0 Diesel 4×4 Automática ela parte dos R$200.890.
Conjunto Mecânico
Inicialmente ela traz o antigo motor 1.8 E.torQ Evo de 139cv e 19,3 kgfm, enquanto as intermediárias optam pelo novo 1.3 T270, um turboflex de 185cv e 27,5 kgfm.
As mais caras trazem ainda o 2.0 turbodiesel de 170cv e 35,7 kgfm, o único com tração 4×4.
Freedom 1.3 Turbo Automática.
Confira as unidades disponíveis da Fiat Toro em nosso site: inserir link
Volkswagen Amarok
A Volkswagen Amarok é uma picape muito potente e com acerto dinâmico muito parecido a um carro de passeio, como por exemplo um sedan. O problema é que a idade vem pesando para ela, que não recebe atualizações significantes há muito tempo. Esse motivo se junta ao fato de ser comercializada em pouquíssimas versões e ao preço alto, fazendo com que ela fique no último lugar em vendas.
Seu sistema de tração 4Motion está disponível em todas as versões e funciona no 4×4 integralmente, distribuindo a força para os eixos dianteiro e traseiro conforme a demanda necessária. Esse é um ponto positivo ao considerarmos que ela pode rodar em qualquer piso, mesmo de alta aderência, sem danificar o conjunto de tração. Em contrapartida, não há reduzida e sua capacidade off-road é um pouco baixa.
Conjunto Mecânico
O grande diferencial da Amarok é a possibilidade de ser equipada com o motor 3.0 V6 diesel de incríveis 258cv e 59,1 kgfm, em conjunto com o câmbio automático de 8 marchas. Porém, as duas primeiras alternativas utilizam o 2.0 biturbodiesel de apenas 180cv e 42,8 kgfm, também com o mesmo câmbio.
Versões
Ela parte de absurdos R$264.190 na versão Comfortline 2.0 TDI 4Motion Automática, partindo de R$310.490 na mais cara Extreme 3.0 V6 TDI 4Motion Automática.
Highline 3.0 V6 TDI 4Motion Automática.
Confira as ofertas da Volkswagen Amarok em nossa divisão de anúncios: inserir link
Nissan Frontier
Os destaques da Nissan Frontier são: Melhor conforto entre as picapes médias e exclusividade de oferta do teto-solar elétrico e câmera 360°.
O modelo da montadora japonesa é bem equipado, trazendo itens como o assistente de descida, que é um equipamento importante capaz de reduzir a velocidade em declives difíceis, exigindo apenas a condução do motorista mas acionando os feios automaticamente.
Conjunto Mecânico
O powertrain possui tração 4×4 em todas as versões, o que é um diferencial desta camionete em relação às suas concorrentes. O motor é sempre o 2.3 diesel, mas pode ser turbo ou biturbo. A primeira configuração entrega 160cv e 41 kgfm, enquanto o biturbo alcança os 190cv e 45,9 kgfm.
O câmbio pode ser manual ou automático.
Versões
Sua gama começa em R$214.990 na configuração S 2.3 Turbodiesel 4×4 Manual, chegando aos R$284.890 na versão LE 2.3 Biturbodiesel 4×4 Automática.
LE 2.3 Biturbodiesel 4×4 Automática.
Encontre sua próxima Nissan Frontier aqui na Karvi: inserir link
Toyota Hilux
A líder de vendas entre as picapes médias conquista esse título principalmente pela alta durabilidade e robustez, características já conhecidas de modelos da japonesa Toyota.
Por esse motivo é uma das mais indicadas para o uso bruto e severo no serviço diário, também sendo uma das melhores no quesito off-road, ultrapassando praticamente qualquer obstáculo.
Versões
Todas as versões disponíveis na gama atual possuem tração nas quatro rodas com reduzida.
A mais barata é uma alternativa extremamente focada para o trabalho, já que se quer entrega uma caçamba na parte traseira, sendo vendida apenas com o chassi e a cabine dianteira. Chamada justamente de Chassi Cabine 2.8 Diesel 4×4 Manual, ela custa R$208.090.
A mais cara é a SRX 2.8 Diesel 4×4 Automática, ofertada por altos R$306.990.
Conjunto Mecânico
Como a versão flex deixou de ser ofertada, agora há apenas o motor 2.8 turbodiesel de 204cv, mas com diferença de torque entre as versões. As mais baratas atingem 42,8 kgfm, enquanto as mais caras, 50,9 kgfm.
O câmbio pode ser manual ou automático.
SRX 2.8 Diesel 4×4 Automática.
Compre sua Toyota Hilux através da Karvi de maneira segura e confiável: inserir link
Mitsubishi L200 Triton
Assim como sua rival da Toyota, ela também é conhecida pela alta robustez e durabilidade, muitas vezes usada para trabalhos pesados por um tempo muito longo e sem apresentar problemas.
No off-road ela é uma das melhores, se não a melhor da categoria. Seu sistema de tração é avançado e muito bem trabalhado. Um ponto de destaque nesse quesito é ser equipada com bloqueio eletrônico do diferencial central, permitindo que a tração seja ligada sem nenhum problema mesmo em pisos com alta aderência, como o asfalto. Somente ela e a Volkswagen Amarok dispõem dessa praticidade.
Versões
A linha da L200 Triton é dividida em espécies de segmentos, inclusive com grandes diferenças entre elas. A linha Outdoor é a mais em conta, partindo dos R$202.990 na versão GLX 2.4 Diesel 4×4 Manual. A gama Sport pode ser encontrada por no mínimo R$237.990 (GLS 2.4 Diesel 4×4 Automática), mas chega aos R$288.990 na de topo HPE-S 2.4 Diesel 4×4 Automática.
Conjunto Mecânico
Como foi possível perceber, o motor é sempre o 2.4 turbodiesel, que rende potência máxima de 190cv e torque máximo de 43,9 kgfm. O câmbio pode ser manual ou automático.
Sport HPE-S 2.4 Diesel 4×4 Automática.
Veja as opções disponíveis para a Mitsubishi L200 Triton: inserir link
RAM 2500
A única picape a diesel do Brasil nesse segmento de camionetes grandes é a RAM 2500. Existe também uma outra integrante nessa categoria, a RAM 1500, mas ela possui somente motor a gasolina e também pertence à mesma montadora!
Pelo porte, imagine-se que ela seja imbatível no off-road, mas na verdade os consumidores não a utilizam muito para esta proposta, já que ela é extremamente pesada, o que acaba dificultando sua saída de alguns obstáculos mais pesados.
Seus principais pontos positivos ficam no luxo e nos equipamentos embarcados, além da ótima capacidade de reboque.
Vale lembrar também que devido ao PBT (Peso bruto total) superior aos 3.500kg, ela é considerada um caminhão é só poder ser conduzida com CNH categoria C.
Conjunto Mecânico
O motor que está presente sob o capô é o incrível 6.7 Cummins, de 365cv de potência e torque exorbitante de 110,7 kgfm.
O câmbio é automático convencional de 6 marchas.
Versões
A versão única Laramie 6.7 Diesel 4×4 Automática é ofertada atualmente por R$427.990.
Laramie 6.7 Diesel 4×4 Automática.