Todo ano, são divulgados os valores de cada marca atuante no mercado global. Mais do que quando custaria para comprar suas instalações físicas, o cálculo inclui o valor atribuído a elas.
Esse valor flutua constantemente, podendo ocorrer mudanças no panorama ano a ano. Listamos abaixo as cinco marcas de carro mais valiosas do mundo segundo levantamento da Interbrand.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Toyota
A Toyota manteve o primeiro lugar do ano passado entre as montadoras após um crescimento de 5% no faturamento. A marca registrou valor de US$ 54,1 bilhões em 2021, ficando em sétimo lugar no geral.
Foi uma recuperação após o ano ruim marcado pela pandemia em 2020, quando a marca encerrou valendo US$ 51,59 bi. Em 2019, a Toyota havia registrado o melhor ano da série histórica, com US$ 56,2 bi.
Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz ficou logo atrás da Toyota na listagem geral e também entre as marcas automotivas. Com valor de US$ 50,86 bi, a marca também cresceu pequenos 3% sobre 2020.
O ano marcado pela pandemia também atingiu fortemente os lucros da Mercedes. A diferença é que a marca alemã já conseguiu em 2021 superar a marca de 2019, anterior à crise causada pelo Coronavirus.
BMW
A segunda alemã da lista caiu uma posição na lista geral e é a 12ª no total. Com crescimento também de 5%, a BMW também superou os níveis de 2019 no ano passado.
A marca da Bavária fechou 2021 valendo US$ 41,63 bilhões. No geral, a BMW é mais valiosa que marcas como Louis Vuitton e Facebook, situadas logo abaixo da fabricante alemã.
Tesla
A Tesla é um caso curioso entre as cinco primeiras automotivas. A fabricante da Califórnia encerrou 2021 valendo US$ 36,27 bilhões. Mas nem sempre a situação esteve tão boa. O salto em relação a 2020 foi de 184%, quando a Tesla valia apenas US$ 12,78 bi.
A marca também só havia aparecido no levantamento da Interbrand entre 2016 e 2017, valendo apenas cerca de US$ 4 bi. A Tesla também saltou 26 posições na lista geral entre 2020 e 2021.
Honda
A outra japonesa da lista fecha as cinco maiores com US$ 21,31 bi de valor geral em 2021. A Honda caiu cinco patamares na lista global e foi a única das cinco a ter caído ainda mais de valor em relação a 2020 (-2%). No geral, a Honda está em 25° lugar, à frente do YouTube.