As picapes são grandes queridinhas do mercado brasileiro e fazem parte até mesmo da garagem de quem só usa o modelo na cidade. Porém, se a demanda for um uso mais off-road, é ideal que a camionete tenha tração nas quatro rodas.
Por isso separamos alguns modelos que contam com a tração 4×4 e que ao mesmo tempo possuam um preço mais acessível.
Confira abaixo 6 picapes com tração 4×4 até R$100.000.
Preços
Como os valores variam de acordo com cada anúncio, utilizamos como base os preços da FIPE de cada veículo. Isso significa que na prática os preços encontrados nos anúncios podem ser ligeiramente menores ou maiores.
Chevrolet S10 LS
Por R$98.324 é possível estacionar em sua garagem a Chevrolet S10 2014 na versão LS cabine dupla, que se enquadra como opção de acabamento mais barata da linha.
O motor que equipa a S10 neste caso é um 2.8 diesel de até 200cv de potência e 44,9 kgfm de torque. A tração é 4×4 com reduzida, e a transmissão é manual de 6 marchas.
Como foi a camionete média mais vendida em 2014 com 50.811 unidades, provavelmente não será difícil encontrar exemplares a venda pelo Brasil.
Ford Ranger XLS
A versão XLS cabine dupla não chega a ser a mais simples da linha Ranger, já que é um pouco mais completa que a versão inicial.
Ela utiliza a motorização 2.2 diesel de até 150cv e 38,2 kgfm, que trabalha juntamente com o câmbio manual de 6 marchas. Assim como na concorrente S10, sua tração é 4×4 com reduzida.
De acordo com a tabela FIPE o seu valor atual é de R$99.932.
Nissan Frontier SV Attack
Equipada com tração 4×4 com reduzida e transmissão manual de 6 marchas, a Frontier 2014 cabine dupla tem preço de R$94.734 na versão SV Attack, a intermediária da linha com estilo off-road.
A motorização é 2.5 litros diesel. Ela atinge potência máxima de 190cv e torque máximo de 45,8 kgfm.
Mitsubishi L200 Triton GLS
Como podemos notar, 2014 é praticamente o limite para encontrar uma picape 4×4 sem considerar as versões extremamente básicas voltadas para as vendas comerciais. A tabela FIPE da versão GLS cabine dupla atinge atualmente os R$95.134.
A tração é 4×4 e conta com reduzida, enquanto o câmbio utilizado é um manual de 5 velocidades. Já o motor é um 3.2 diesel que rende até 180cv de potência com torque de 38 kgfm.
Toyota Hilux
Na época a versão SRV era uma das mais caras ofertadas (Abaixo apenas da SRV Top), mas podia ser equipada com o motor diesel ou então flex, sempre entregando tração 4×4 com reduzida.
Como a Toyota Hilux é geralmente uma das mais caras do segmento mesmo em modelos mais antigos, ela é a única da lista citada com motorização flex., usando um 2.7 de 163cv e 25 kgfm.
De acordo com o preço da FIPE, ela é vendida por R$98.107 na configuração SRV cabine dupla flex com transmissão automática de apenas 4 marchas.
Volkswagen Amarok
Por R$100.598 é possível encontrar a Amarok Trendline cabine dupla à venda.
A camionete da montadora alemã utiliza um 2.0 diesel de 180cv e 40,8 kgfm, que trabalha em conjunto com a caixa manual de 6 marchas.
Menção Honrosa
Fiat Toro Volcano 2016
A Fiat Toro é o modelo mais novo da lista, inclusive no projeto, já que 2016 foi seu ano de lançamento. Sua diferença em relação as demais é o segmento, inaugurado pela Fiat e chamado de “SUP – Sport Utility Picape”.
A proposta é ser mais tecnológica e confortável, entregando um produto ideal para o uso predominante na cidade e ocasional em estradas de terra.
Além da versão de topo Volcano, a montadora também ofertava a Freedom com a motorização 2.0 diesel de 170cv e 35,7 kgfm, porém com tração 4×2 e câmbio manual de 6 velocidades.
Já a versão de topo é equipada com a tração 4×4 com reduzida, assim como uma transmissão automática de 9 velocidades.
Mesmo sendo mais cara, vale a menção honrosa para o modelo da montadora italiana, pois apesar de pertencer a um segmento mais compacto, oferece motorização a diesel e tração 4×4 mesmo sendo a mais nova da lista.
De acordo com os números divulgados pela FIPE, seu valor atualmente fica em R$115.058.
Conclusão
Essas são 7 picapes que você pode adquirir com cerca de 100 mil reais! É interessante dar ênfase ao modelo da Chevrolet, pois a S10 era a mais potente de sua categoria nessa época, com bons 200cv.
Infelizmente a Toyota Hilux diesel só consegue ser encontrada por cem mil reais se for em uma versão muito espartana ou então de um ano mais antigo, com mais tempo de uso. Por esse motivo optamos por mencionar a configuração SRV flex.
Já as Volkswagen Amarok, Ford Ranger, Nissan Frontier e Mitsubishi L200 Triton também podem ser boas opções, a depender da preferência e necessidade de cada consumidor.