Aqui já falamos de picapes de todos os tipos, de cabine simples à cabine dupla. Das mais caras até opções de no máximo R$ 60 mil. Agora vamos fazer uma lista igualmente importante, que trabalha com o recorte dos motores a diesel.
Em épocas de crise econômica geral e de gasolina a preços exorbitantes, isso se torna ainda mais urgente e interessante. Abaixo, você confere opções para todos os gostos. Todas com motorização potente, tecnologia de ponta e segurança. Confira!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
1) Ford Ranger Limited 3.2
Se tem uma picape conhecida e até icônica no segmento nacional, é a Ford Ranger. Nem é para menos, pois as versões de sua última gama são bem variadas, para todos os gostos. Por exemplo, no fato de ser uma das poucas que mantêm opção de cabine simples.
Também há variações no motor, já que alguns são 2.2 e outros 3.2. Mas, dentro do escopo que exploramos nesta lista, queremos enfocar apenas a Ford Ranger Limited 3.2 Diesel AT 4×4. Lembrando que ela custa seus R$ 319 mil.
Além de ser 3.2 a diesel, o propulsor é um CDTI de 5 cilindros. Assim, ele vai até 200 cv de potência e, de torque, até 47,9 kgfm. O câmbio, sempre com 6 marchas, pode ser automático ou manual.
O modelo básico já conta com airbags (de condutores, passageiros e até de joelhos para o motorista). A versão Limited agrega bem mais, como sistema de permanência em faixa, piloto automático adaptativo e afins.
2) Chevrolet S10 High Country
O Brasil não é o país das picapes. Por isso, a S10 norte-americana serviu como base para as primeiras S10 nacionais. E elas foram um sucesso desde o começo, na década de 1990. Sua gama também é bastante diversificada, contando com 7 versões.
Todas elas têm motorização a diesel. Mas, novamente, só a última entra no nosso recorte. A Chevrolet S10 High Country 2.8 Diesel AT 4×4 2022, que custa R$ 297 mil. O propulsor dela, que abraçou a família toda, é o Duramax 2.8 CDTI.
Ele rende uma potência de até 200 cv. E, em termos de torque, vai até 51 kgfm (versão automática) ou 44,9 kgfm (versão manual). Um diferencial bacana é que, trabalhando com diesel, esse motor tem tecnologia de redução de vibração e ruídos.
Algo típico para quem curte off-road, não é mesmo?! A High Country ainda conta com itens a mais, como era de se esperar. Tem 6 airbags, acabamento interior mais refinado e lanternas de LED. Sem falar em santantônio e rodas de liga leve de 18”.
3) Toyota Hilux SRX
A Toyota Hilux é a queridinha do mercado, sendo a picape média mais vendida por boa margem sobre a segunda colocada.
Aqui, novamente, a opção a diesel está na família toda. Mas gostaríamos de explorar a de topo de linha. É a Toyota Hilux SRX Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT, de R$ 306 mil. Além de 2.8, o propulsor entrega 204 cv e 50,9 kgfm de torque.
A transmissão, que é sempre de 6 marchas, pode ser manual ou automática. Além de 7 airbags, volante multifuncional e controles de tração e de estabilidade, a SRX tem seus mimos. Como bancos de couro e LED no farol baixo, no de neblina e nas luzes diurnas.
4) Volkswagen Amarok Extreme V6
Novamente, vamos falar não apenas de uma das principais picapes que vemos em nossas ruas, mas da versão de topo. Lembrando que a VW Amarok perdeu algumas opções mais simples, que a marca tirou de circulação após a crise dos últimos dois anos.
Hoje todas suas versões são de cabine dupla e todas com o V6 de 3,0 litros. Vamos falar da Extreme CD 3.0 V6 TDI AT 4×4, que beira os R$ 300 mil. O propulsor exato é o 3.0 V6 TDI, que faz até 258 cv e 59,1 kgfm.
O câmbio é automático de 8 velocidades. A tração da Extreme é 4×4 integral. Além dos itens que são praxe no segmento, essa versão agrega vários plus. Como rodas de liga leve de 20”, revestimento parcial de couro nos bancos, capota marítima e afins.
5) Nissan Frontier Platinum AT
Aqui vamos falar de uma que não chega a ser o topo, mas é a penúltima em termos de valores. Trata-se da nova Nissan Frontier, que já circula por aí na sua versão 2023. Vinda da Argentina, ela aqueceu nosso mercado de picapes.
Aqui falamos da Frontier Platinum 4×4 AT 2023, que fica a partir de R$ 314 mil. No caso, o motor é o mesmo da topo de linha (a PRO4X). É um 2.3 biturbo, que faz até 190 cv de potência e, de torque, 45,9 kgfm. A caixa é automática de 7 marchas.
Em termos de equipamentos, ela também não decepciona. A começar pelo sistema multimídia de 8” e pelo painel de instrumentos de 7”. Os faróis full-LED também são exclusivos das versões de topo. Além de assistente de partida em rampa e mais.
Lista das melhores picapes a diesel [2022]:
- Ford Ranger Limited 3.2
- Chevrolet S10 High Country
- Toyota Hilux SRX
- VW Amarok Extreme V6
- Nissan Frontier Platinum AT